Quando nascemos somos uma promessa de potencial. Vamos crescendo, aprendendo, mudando, com o aumento da nossa capacidade mental. Na infância e adolescência existem janelas de oportunidade para o desenvolvimento da inteligência. O cérebro passa por um processo de remodelação. Na infância milhares de conexões neuronais vão se formando numa velocidade espantosa. Na adolescência, há um burilamento do cérebro, desbastando o excesso sináptico. É no final da adolescência e início da vida adulta que o cérebro atinge o pico de desempenho e começa o longo e lento processo de declínio cognitivo. Pesquisas mostram que já há perda da capacidade de memória a partir dos 27 anos de idade!
As pessoas que foram agraciadas com uma genética robusta em matéria intelectual e receberam os estímulos ambientais necessários( apoio nutricional e afetivo, ambiente acolhedor e rico de estímulos sensoriais), têm o potencial de desenvolver todo o seu potencial latente. Aquelas crianças que foram mal-nutridas, foram mal-tratadas na infância, tiveram privações de toda ordem, desenvolvem menos as capacidades neuronais, podendo atingir um potencial intelectual e emocional aquém da sua potencialidade original.
Dito tudo isso, falemos hoje sobre as técnicas de balanceamento dos hemisférios cerebrais. Já abordamos anteriormente que uma das características da genialidade é usar os hemisférios cerebrais com igual desenvoltura. Como se faz isso?
Primeiro, identifique a sua predileção hemisférica. Se você é mais orientado para atividades holísticas, artísticas, espaciais, intuitivas , estéticas, globais, você possui uma predominância direita. Se você é mais analítico, matemático, sequencial, prefere as partes ao todo, necessita de parâmetros bem delineados, você é mais hemisfério esquerdo. Obviamente que somos os dois hemisférios atuando simultaneamente! A separação é apenas didática. Mas conseguimos distinguir em atividades específicas a especificidade hemisférica.
Para aqueles que querem desenvolver o hemisfério esquerdo:
- Escreva um blog como este
- Faça cálculos matemáticos de cabeça
- Estabeleça metas por escrito e as persiga
- Escreva um quadro de horários
- Leia um romance de mistério e tente descobrir o culpado do crime
- Leia manuais de instrução
- Escreva os prós e contras de diferentes situações
- Compre um relógio
- Faça resumos lineares, na forma de parágrafos
- Participe de atividades competitivas
- Estude linguas estrangeiras
Para aqueles que querem desenvolver o hemisfério direito:
- Desenhe e pinte quadros
- Jogue fora o relógio
- Escreva e visualize sonhos
- Leia poesia e escreva poesia
- Decida baseado na intuição
- Faça resumos na forma de mapas mentais coloridos
- Pratique a meditação
- Tente montar um aparelho elétrico por tentativa e erro
- Escute música, aprenda tocar um instrumento musical
- Comunique-se por mímica