quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Treinar a Memória de Trabalho aumenta a Inteligência Fluida



Um trabalho realizado pela Universidade do Michigan(EUA), em 2008, provou que o treinamento da memória de trabalho( imediata) , aumenta a capacidade de resolver problemas e aumenta a inteligência fluida.

A inteligência fluida é essencial na execução de tarefas cotidianas e resolução de problemas novos, sendo responsável pelo sucesso profissional. Muitos psicólogos dividem a inteligência em fluida e cristalizada. A inteligência fluida é importante na aprendizagem , aplicada a todos os problemas e a resolução deles de maneira original, enquanto a inteligência cristalizada relaciona-se com habilidades já aprendidas, importantes em tarefas específicas.
A memória de trabalho e a inteligência fluida utilizam as mesmas vias neuronais. Esforços para melhorar a memória de trabalho influenciam no desempenho da inteligência fluida. Antigamente os psicólogos pensavam que somente através da realização de testes e não através de treinamento era possível melhorar a Inteligência fluida. Os grupos foram dividos em tempo de treinamento: 12, 17 e 19 dias. A melhora na inteligência fluida foi proporcional ao tempo de treinamento.
Os pesquisadores sugerem que os exercícios de treinamento fortalecem múltiplos processos executivos no cérebro, envolvidos na resolução de problemas. A inteligência fluida possui um componente heredNegritoitário robusto, pouco influenciada pela socialização e educação.


Recomendação: http://www.mybraintrainer.com/ ( Exercício para melhorar a memória de trabalho- N- Back( número 12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário