quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Adolescentes Masculinos que Comem Peixe...



... uma vez por semana atingem escores de inteligência mais altos !

Um estudo publicado em março de 2009 na Acta Paediatrica, avaliou 4000 adolescentes masculinos. Aqueles jovens que consumiram peixe uma vez por semana aos 15 anos de idade, tiveram habilidades cognitivas mais altas aos 18 anos que aqueles que comeram menos peixe. Comer peixe uma vez por semana elevou as habilidades verbais e espaciais em 6 %. Comer peixe mais de uma vez por semana elevou essas habilidades em 11%. Diversos estudos demonstram que o consumo de peixe ajuda no desenvolvimento neurobiológico na infância, reduz o risco de perda cognitiva na meia idade e beneficia os bebês de gestantes que consomem peixe durante a gestação.
O mecanismo envolvido na melhora cognitiva não é claro, mas se acredita que a presenca de ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 têm efeitos positivos na constituição das membranas neuronais. Peixes contendo ômega 3 e ômega 6 se acumulam no cérebro de fetos durante o seu neurodesenvolvimento. Outras teorias destacam as propriedades antiinflamatórias dos ácidos graxos ômega 3, reduzindo as citocinas( inflamatórias), e protegendo o sistema vascular cerebral.
A associação entre o consumo de peixe e inteligência ocorreu independentemente do nível educacional dos pais dos adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário