segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Segredo da Inteligência



Por que algumas pessoas são mais inteligentes que outras? Alguns pesquisadores questionam essa pergunta. Defendem a idéia de que os atos são mais ou menos inteligentes. Por isso pessoas com QI alto podem cometer erros grosseiros e fazer escolhas equivocadas. Existem livros que abordam o componente emocional como a grande armadilha em que caem esses "genios". Há uma diferença grande em ser um gênio e ter um gênio em alguma área específica. Muitos possuidores de gênio em áreas como a Física ,por exemplo, podem ser deficitários em controle de impulsos. Houve o caso de um ganhador do prêmio Nobel de Física que assediou uma criança. Um ato nada inteligente, não é mesmo? Ele pode ser um pedófilo gênio. Em matéria de inteligência, até mesmo os psicopatas possuem inteligência acima da média.


Então o que podemos fazer para termos atos mais inteligentes? Ou ficarmos mais inteligentes? A pergunta é se haveria alguma vantagem nisso? A resposta é sim, sem dúvida. Pessoas com QIs mais altos possuem melhores resultados em diferentes áreas da vida, seja acadêmica, de relacionamento, desempenho profissional, nível de renda, manutenção de casamentos e criação de filhos.

Mas e a inteligência emocional nisso tudo? A inteligência emocional é um termo para nos referirmos ao controle de impulsos, o autoconhecimento, a empatia e o gerenciamento de relações humanas. Pessoas muito inteligentes, mas deficitárias nessas áreas, seriam péssimos líderes e teriam um desempenho fraco em situações de estresse. Por isso, é mandatório o desenvolvimento global da inteligência, tanto a intelectual,quanto a emocional.

Sabemos que o neocórtex( região responsável pela inteligência intelectual) modula o sistema límbico( responsável pela inteligência emocional) e vice-versa. Portanto, pessoas inteligentes são completas. Ou têm o potencial para isso. Basta desenvolvê-lo. Como se faz isso?

A melhor maneira é equilibrar os hemisférios cerebrais. Cada hemisfério é mais especializado em alguma função. Obviamente que o cérebro funciona como um todo, sendo ativado na sua totalidade, mas algumas funções são preferencialmente executadas por um ou outro hemisfério. Algumas pessoa possuem uma " predileção funcional" por um hemisfério. Por exemplo, pessoas mais intuitivas e criativas, espacialmente orientadas, utilizam estruturas do hemisfério direito. Pessoas mais analíticas, sequenciais e lógicas, têm uma predileção pelo hemisfério esquerdo. O grande segredo da inteligência é estabilizar os hemisférios, "fifty to fifty" ou termos a flexibilidade cognitiva necessária para utilizarmos com igual desenvoltura ambos os hemisférios conforme a tarefa solicitada. Eis aí o segredo da genialidade!

Um comentário: