quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Onde Fica a Inteligência no Cérebro?




Essa pergunta intriga os neurocientistas. Num estudo de revisão de 37 trabalhos de neuroimagem, dois pesquisadores, Richard Haier ,da Universidade da Califórnia, Irvine, e Rex Jung, da Universidade do Novo México desvendaram evidências da neurobiologia da inteligência.


A Teoria da Integração Fronto-Parietal( P-FIT) identifica a rede neuronal relacionada à inteligência entre os lobos parietais e frontal. Estudos recentes consideram a velocidade de transmissão das informações entre as partes cerebrais como inteligência. Uma vez conhecidas as vias de transmissão de informações em diferentes áreas, a inteligência pode ser estudada. Estudos demonstram que as áreas responsáveis pela memória, linguagem e atenção estão relacionadas à inteligência. E a integração fronto-parietal é a base para o processamento mais eficaz dessas informações.
Em 2004 um estudo demonstrou que a inteligência geral é distribuida através de todo o cérebro e não localizada em uma área específica. Sabemos que os homens e mulheres possuem diferenças anatômicas. As mulheres possuem mais massa branca, enquanto os homens possuem mais massa cinzenta. mas essas diferenças anatômicas não repercutiram na diferença da performance em testes cognitivos. Estudos genéticos comprovaram que os níveis de inteligência são herdados, o que reforça uma base biológica para as diferenças nos QIs da população.

2 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER DO ESTUDIOSO MAIOR O QUE AFINAL DE CONTAS O QUE É INTELIGÊNCIA,POIS OUÇO MUITOS LEIGOS DIZENDO QUE FULANO É MUITO INTELIGENTE,ACHO QUE O LEIGO ESTÁ CONFUNDINDO ESPERTEZA,(SABIDO)COM INTELIGENCIA, EU APRENDI PESSOA QUE TEM O "QI" ELEVADO. AGORA INVENTARAM INTELIGENCIA EMOCIONAL. UMA VEZ LI DE UM CIENTISTA RENOMADO QUE AS PESSOAS SENSÍVEIS SÃO MAIS INTELIGENTES, SERÁ ? GRATO E AGUARDO RESPOSTA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Caso ainda esteja interessado nesta resposta, entre em contato comigo: nbinario@gmail.com

      Excluir