terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Construindo um Vocabulário Poderoso

Um dos importantes pontos para aumentar a sua inteligência é aumentar o seu vocabulário. Compre um dicionário e anote palavras de leituras , colecione palavras e estude o seu significado. Utilize o mais rápido possível essas palavras em conversações ou escrita.
Sem o conhecimento das palavras, fica difícil ampliar a sua capacidade cognitiva. Você fica sem ferramentas mentais, pois nossos pensamentos são construídos verbalmente.
Leia livros diferentes e escreva nas suas margens, superando a timidez intelectual que acompanha o desconhecimento de tópicos estranhos ou novos. Os livros não são peças sagradas, precisam ser manuseados, digeridos, ruminados, relidos, ( nunca emprestados!). A leitura aumenta o vocabulário. Precisa ser um ato ativo, curioso. Quando tiver alguma ideia enquanto lê, escreva na margem do livro. Escreva pensamentos, reações emocionais, comentários, concordâncias com o ponto de vista do autor e discordâncias. Assim você está tendo um diálogo com o livro. Palavras são os meios pelos quais você consegue expressar seus pensamentos. Usando a linguagem com precisão, os pensamentos ganham claridade e facilidade de expressão e a comunicação com os outros melhora. As ideias são feitas de palavras bem escolhidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário