terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Esmiuçando a Fórmula da Inteligência- Parte I

Para aqueles que ficaram um pouco confusos com a fórmula matemática apresentada sobre a Inteligência, aqui vai o aprofundamento do tema.
Já falamos sobre trapaça , um dos componentes da fórmula.( Revise os três posts sobre trapaça logo abaixo). A trapaça precisa ser subtraída do software mental inteligente para termos o resultado máximo da nossa inteligência. A inteligência é um comportamento específico em cada situação. Se você aplicar a fórmula , por exemplo, para ficar inteligente no assunto " aquecimento global", você terá uma visão mais inteligente que a maioria das pessoas, que olha superficialmente os assuntos. Portanto, a fórmula precisa ser aplicada todas as vezes que você decidir ficar inteligente num tema escolhido. Qual será o tema escolhido? Você que sabe! Eu prefiro aplicar a fórmula em temas que são relavantes na minha vida e na vida das pessoas. Como eu atendo pessoas no consultório, aplico a fórmula na compreensão das histórias, na escolha da terapêutica, na elaboração dos laudos, com resultados significativos! Há mais de 2 anos venho aplicando essa fórmula e a minha produtividade e resultados multiplicaram-se.
O software mental inteligente consiste em percepção acurada+ exame verdadeiro da situação por si mesmo + a exclusão das hipóteses falsas. Parece muito trabalhoso, mas é uma questão de prática. Na primeira semana você pode treinar a percepção acurada, na segunda semana, o exame verdadeiro de cada situação por si mesmo e na terceira semana , a exclusão das hipóteses falsas. Com o tempo, essa fórmula vai ser integrada no seu funcionamento mental, transformando-se numa segunda natureza. Você vai pensar dessa nova maneira em todas as situações espontaneamente. Dizemos que você instalou o software mental inteligente na sua cabeça!
Hoje vamos abordar a Percepção Acurada(P). A percepção acurada é aquela que está acontecendo verdadeiramente. Ela não é resultado da distorção de nenhum dado coletado no meio ambiente ou no seu interior( intuição). Para a realização do processo de perceber acuradamente, você precisa limpar todos os seus canais sensoriais. Eles precisam estar integralmente funcionantes. Muitos fatores nublam, embaçam os sentidos. Por exemplo, dificuldades de visão! Problemas de audição! Não ria, muitas pessoas possuem problemas reais de acuidade visual e auditiva. Outras pessoas não observam as coisas e/ou não escutam as palavras! São funcionalmente cegas e surdas. Já conversou com alguém que não olha nos olhos? Ou conversou com alguém que parece estar no mundo da lua? São pessoas privadas desses dois sentidos. Elas não vão perceber o ambiente de maneira acurada. O imput( entrada) de informações sofrerá deleções, isto é, estará incompleta. Muitas pessoas pegam um pedaço de informação( bit) e logo inventam de completar o restante da história na imaginação( generalização). Para ser perceptivo acuradamente, você precisa estar relaxado e atento a todos os sinais sensoriais, usando o máximo dos seus sentidos: visão, audição, tato, olfato, gustação. A intuição também é importante, pois nos dá percepções internas, sem sinais externos evidentes.
A Percepção Acurada(P) é o primeiro componente da fórmula. A inteligência possui relação diretamente proporcional à capacidade de percepcionar a verdade. A verdade são os dados brutos, sem distorção, deleção e generalização. Como melhoramos nossa percepção?
Primeiro, treinando os sentidos. Observe mais, desenvolva o seu lado artístico. Escute música, estude línguas, escute atentamente as pessoas( escuta ativa). Sinta o cheiro. Prove o gosto. Crie novas conexões neuronais. Para o treino da intuição, a meditação é uma alternativa excepcional, pois abre os canais de comunicação com nossa mente inconsciente.
Outro obstáculo no aprimoramento da Percepção Acurada(P) é a pressa. A inteligência é um processo lento, não rápido. Velocidade de resposta só importa em testes de QI. No mundo real, a inteligência depende mais da coleta de dados( percepção), do que da resposta rápida. A coleta de dados equivale a 95 % de qualquer resposta na vida real. Na percepção correta dos dados, já vamos moldando o esboço da melhor resposta.
Outro obstáculo no aprimoramento da Percepção Acurada(P) é a mania de julgar as pessoas e fatos. Nenhuma pessoa inteligente faz, a priori, juízo de valor, antes da coleta de dados completa. Se fizer isso, estará incorrendo no filtros que queremos evitar. Colete os dados. Enxergue-se como um inspetor ( sherlock Holmes), não como um juiz neste momento. Quanto mais completo os arquivos do processo, melhor será o processo decisório posterior.
Outros obstáculo no aprimoramento da Percepção Acurada(P) é deixar-se levar por emoções e humores do momento, tentar adivinhar o que está acontecendo e chutar numa hipótese imaginária. As emoções precisam estar sob controle( livremente flutuantes, mas sem arroubos), para que você não ative os filtros que invalidam a coleta de dados. Por esse motivo, toda a investigação envolve pessoas independentes( peritos, auditores externos), porque eles não estão emocionalmente envolvidos na situação investigada.
Outro obstáculo no aprimoramento da Percepção Acurada(P) é a arrogância intelectual. Algumas pessoas sabem muito e acham que por isso não têm muita coisa a aprender. Todo o processo de percepção acurada é um jogo do "Princípio Zero". Mesmo que você saiba, a regra é : neste caso estou partindo do zero, sem memórias, sem desejos, sem experiências( a coleta de dados é quase um serviço computacional). Os arrogantes intelectuais são pouco inteligentes por esse motivo. As pessoas inteligentes são humildes no sentido da percepção.
A Percepção Acurada(P) é o primeiro componente da Fórmula da Inteligência(I). Quanto mais você desenvolve a Percepção acurada(P), mais você aumenta a sua capacidade de perceber a trapaça. A fórmula possui ação sinérgica, cada componente potencializa os outros componentes. Quando você dominar todos os componentes, a sua inteligência será virtualmente infinita. O prazo para isso são 1 a 2 anos utilizando a fórmula sistematicamente. Começe hoje entender o primeiro componente básico.

2 comentários:

  1. Oi Marcos,
    Chamo de ESTADO DE CONSCIENCIA PLENA quando estou com a minha percepção do ambiente ou das situações de vida quase em 100%. Tenho vivido muito proximo a isso nos ultimos tempos grande parte do meu tempo e é muito interessante o quanto já muda o nível de interação com o mundo e com a realidade. Não diria que este meu termo seria sinonimo da chamada PERCEPÇAO ACURADA, mas acredito que para estar próximo desta percepçao acurada que tu descreve no post, é absolutamente necessario o que chamo de estado de consciencia plena. Tenho conseguido permanecer momentos longos assim com psicoterapia, busca de autoconhecimento (insights constantes) e esforço para não entrar no piloto automático.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andréia,obrigado pela participação no blog. Primeiro, a percepção acurada(P) é um dos componentes do estado de consciência plena, talvez o mais importante, pois é o primeiro componente da fórmula da Inteligência. O estado de consciência plena está mais condizente com a aplicação completa da fórmula da inteligência! Talvez você já esteja usando a fórmula da Inteligência mesmo sem saber.Quem aplica a fórmula fica autoconsciente! E esse é o estado mais pleno que existe, o objetivo de todos todos, vivermos mais inteligentemente!!! Abraço!

    ResponderExcluir