domingo, 6 de dezembro de 2009

O que os testes de QI não medem?



Os testes de QI não medem a inteligência emocional e também um fenômeno chamado de disracionalidade.

Os testes de QI medem retardo mental. Mas não medem o potencial absoluto de inteligência, apenas o relativo. Quando comparamos duas pessoas que se submetem aos testes, podemos dizer que uma pessoa possui um QI relativamente maior ou menor à média para a idade. Portanto, os testes de QI detectam o déficit, mas não a dotação intelectual. De qualquer maneira, quanto mais testes de QI você faz, mas alto fica o seu desempenho. Portanto, parece que o treinamento nos testes de QI melhora o seu desempenho. Isso não significa que você aumentou a sua inteligência, mas aumentou a sua inteligência em fazer testes de QI!

As pessoas lidam bem com situações estruturadas, mas em condições que envolvem emoção, ocorre uma "volatilidade emocional", o que reduz a habilidade de responder de maneira inteligente.

Quanto `a disracionalidade, trata-se de um fenômeno no qual há disfunção do pensamento lógico apesar dos ótimos resultados em testes de QI. Somos cognitivamente econômicos, temos a tendência de usar atalhos mentais na resolução de problemas. Só que esses atalhos nos dão velocidade, mas perdemos em acurácia. Outro fator que contribui com a disracionalidade é a ausência de conhecimentos específicos para pensar sobre determinado assunto . Ou ausência de treinamento em desfazer falácias( falsas conclusões), por erros de lógica. A falta de conhecimentos( lacuna mental) faz com que o estudo seja necessário para aumentar a inteligência no mundo real.

Existem testes que não são culturalmente enviesados, como as matrizes de Raven, que medem a inteligência fluida, mas que não medem a bagagem de conhecimentos e experiências em determinado assunto, para tomar decisões inteligentes.

Então por que continuarmos usando os testes de QI? Para detectar disfunções cognitivas, não para medir inteligência. No retardo mental e em outras doenças o QI sofre achatamento. A inteligência é um conceito muito mais amplo, envolve habilidades cognitivas básicas( ausência de déficit), o desenvolvimento de habilidades emocionais, o treinamento de pensamento racional em situações específicas e a exclusão de outras soluções para o mesmo problema. Velocidade de processamento neural determina habilidades cognitivas, e ponderação na abordagem de problemas da vida real determina a inteligencia verdadeira.













Um comentário:

  1. A Disracionalidade manifesta-se, por exemplo, na aceitação dos disparates de pseudo-ciências como a astrologia por pessoas normalmente inteligentes...

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