sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Nature X Nurture



"Nature" diz respeito à genética e "Nurture" diz respeito ao ambiente. Há um debate entre o que determina o quê? Em matéria de inteligência e personalidade, a tendência atual é haver uma colaboração entre as duas correntes. A inteligência é determinada pelos genes e desenvolvida na sua potencialidade pelas oportunidades ambientais. Uma pessoa limitada geneticamente não vai desenvolver o seu potencial intelectual além do que os genes permitem. Uma pessoa bem dotada geneticamente que for "desleixada", "preguiçosa", vai desperdiçar o seu potencial intelectual, por não aproveitar as oportunidades na vida. Então, a resposta é Nature+ Nurture= Resultados.


Em relação à personalidade, a complexidade aumenta. A inteligência é um aspecto da personalidade. E a personalidade, na sua definição , já é o somatório da Nature e da Nurture. Os nomes que usamos são genótipo( conjunto genético) + ambiente( caráter)= personalidade. A personalidade é conjunto de características individuais de todos nós. Num mundo com 6 bilhões de habitantes, ninguém possui a mesma personalidade. Nem mesmo os gêmeos univitelinos( com a mesma carga genética), possuem a mesma personalidade.


Então o que determina a personalidade? Vários fatores concorrem para determinar a personalidade. E a personalidade é estável no decorrer do tempo, mas sofre pequenas modelagens, sem muitas alterações radicais!


1) Os genes- Produzem predisposições. Mas o ambiente modifica a expressão gênica( epigenética). Dependendo do ambiente, alguns genes podem se manifestar ou não. Carregamos 35 000 genes. As pesquisas demonstram que eles influenciam o funcionamento do organismo e do cérebro. Por exemplo, a impulsividade, predisposição a doenças e dependência de substâncias são reguladas geneticamente. A dopamina é um neurotransmissor relacionado com o circuito do prazer. A diminuição da dopamina influenciaria a busca de novidades para menos ou para mais. Pessoas com diminuição de uma enzima IMAO( regula os neurotransmissores) que sofrem abuso físico na infância, são 10X mais propensos a se transformarem em adultos agressivos e violentos!


2) Influência dos Pais e Cuidadores- As sinapses precisam da interação com o ambiente externo para se fortalecerem! Somos na escala biológica animais muito frágeis e dependentes( neotonia). Imitamos nossos pais, para começarmos a existir. O exemplo dos pais cria memórias inconscientes de comportamento. O comportamento dos nossos pais podem ser introjetados( copiados) ou rejeitados, moldando nossos comportamentos futuros.


3) As amizades e o ambiente social- O nosso cérebro é gregário. Durante milhões de anos de evolução, andamos em bandos para sobrevivermos. As regras dos grupos sociais no qual estamos inseridos influenciam nossa percepção, aquilo que nos permitimos ou nos proibimos. Os grupos sociais são reguladores temporais da personalidade. Portanto, cuidado com as amizades! Preocupar-se com a companhia dos filhos não é uma ideia tão absurda, como pensam os adolescentes. Talvez aqui entendamos por que pais normais tem filhos delinquentes muitas vezes! Pais, os filhos não se transformam no que vocês sonharam para eles!



Nenhum comentário:

Postar um comentário