domingo, 27 de dezembro de 2009

Fundamentos da Trapaça- Parte II

" Sempre há mais coisas acontecendo do que aparentemente conseguimos perceber".( Mega genius Lectures)

A trapaça é o obstáculo externo ao nosso pleno uso da inteligência. Da mesma maneira que dados errados introduzidos no computador( input) produzem erros de cálculo, dados errados percebidos pelos nossos sentidos, produzem escolhas equivocadas.
Se o mundo fosse santo, já teríamos que cuidar para não nos enganarmos sozinhos, pois nossos sentidos não percebem tudo que está acontecendo ao nosso redor. Nossa atenção não capta a riqueza de detalhes existentes. Existe um limite biológico de amplitude de percepção. Se convertermos em bits, a amplitude consciente é em torno de 180 bits. O foco de atenção na conversa com alguém já ocupa 80 bits, sobrando pouquíssimo para percepções colaterais. Usamos um antolho , como os cavalos. Há filtros que distorcem ainda mais essa percepção. Esses filtros são a generalização, a distorção e a deleção.
Na generalização, nosso cérebro procura comparar situações parecidas, em busca de um padrão similar. O primeiro erro de percepção é achar que coisas similares são idênticas. A generalização é um mecanismo da aprendizagem, mas também é o mecanismo da preguiça mental. Pessoas que preferem generalizar, não gostam muito de pensar.
Na distorção, nosso cérebro não entende o que está acontecendo e logo conclui sem dados suficientes, distorcendo o que realmente está acontecendo. Os "ligeirinhos" distorcem bastante as coisas. Os neuróticos distorcem bastante as coisas. Os mal-intencionados distorcem bastante as coisas. Os intelectualmente pouco aquinhoados, distorcem bastante as coisas. É uma tentativa de moldar a idéias externas ao mundo interno, sem arriscar enxergar outros ângulos novos e talvez ameaçadores para o "status quo".
Na deleção, a pessoa pega pedaços de informação e ignora o restante. É uma percepção capenga, inválida, porque a parte substitui o todo. Os surdos deletam muito. Os neuróticos deletam muito( deleção psicológica), os intelectualmente pouco providos deletam muito( baixa percepção).
Então, mesmo que o mundo fosse perfeito, sem a trapaça, ainda assim teríamos os três fatores de confusão atuando. Precisamos corrigir constantemente esses filtros, como o oftalmologista troca as lentes no exame para que você enxergue as letrinhas na parede. A palavra aqui é constantemente. Meu amigo, mega genius, chama isso de " distorção das lentes da verdade".
Adicionado a isso, temos a trapaça que transpassa o mundo. Então, quanto maior o número de fatores na equação, mais provável que o resultado final seja fracasso! Filtros de percepção + trapaça= escolhas equivocadas= resultados indesejáveis.
Falei da "trapaça grosseira" no post anterior, aquela cometida por estelionatários, psicopatas, ladrões, mentirosos e outros( preencha o pontilhado...............................). Hoje quero falar da trapaça sofisticada( aparentemente). Lembre-se de que toda a esperteza é burra, pois uma pessoa pode ficar inteligente e perceber a tentativa espúria do outro de levar vantagem. Esses "crimes", nunca prescrevem! A inteligência é escolher a melhor solução( ética) que beneficie o máximo de pessoas possível.
Na trapaça sofisticada, o trapaceiro vai induzir você a pensar que a ideia é sua! Ele monta um esquema sofisticado, eu diria "hipnótico", com roupagens bonitas, palavras entusiasmantes, passando a ideia de que a ideia é exclusivamente sua! Se você comprar o golpe, vai ser trapaceado! Como ele faz isso? Como um mágico faz os seus truques. Você enxerga algo que não existe, mas jura que enxergou! Você pensa que existia. Acredite em mim, era ilusão de ótica. Mas eu vi, você responde! Não, lamento informar, você acha que viu! Baseado em dados ilusórios, você cai na armadilha de acreditar( sua percepção sensorial errônea) de que escolheu( ?) por si mesmo. Não, você foi induzido a escolher, baseado dados falsos! Isso é muito comum em negócios. O vendedor vende a idéia de que comprar determinado produto é um grande negócio para você. No final , você descobre que era o contrário!
Outra maneira de praticar a trapaça sofisticada , é deixar a vítima escolher entre duas opções igualmente prejudiciais. No final, você não pode reclamar, pois foi você quem escolheu! Nesse caso a melhor alternativa é não escolher! Peça mais tempo para pensar, aconselhe-se com pessoas confiáveis, adie, desista do negócio. Se alguém quiser apressá-lo , é um sinal de trapaça!
Outra maneira de praticar a trapaça sofisticada, é oferecer um escolha falsa. Você recua, para logo aceitar a escolha igualmente falsa( originalmente pensada), que foi oferecida como opção à primeira proposta. Expandam esses exemplos para qualquer coisa: sociedade, vendas, relações amorosas, filiais, parentais, estaduais e globais.

Um comentário:

  1. Olá Marcos!

    No meu caso, fui trapaceada por minha ex-chefe durante cinco anos. Quando ela saiu da minha seção, descobri que ela coletava meus relatórios para se promover. Enquanto isso, ela se aproveitou do meu problema de saúde para diminuir minhas atividades e dizer para todo mundo que eu não tinha controle das minhas emoções.
    Ao assumir outra função, ela ligou desesperada para uma colega minha (rompi relações com minha ex-chefe) para pedir uma espécie de consultoria em uma das atividades que ela promovia às minhas custas, porque ela não sabia de nada! Fiquei pasma! Trapaceou tanto que, na hora H, não conseguiu desenvolver o fruto do meu trabalho sozinha.
    Depois desta experiência, eu não ponho a mão no fogo por ninguém. Faço psicoterapia, e estou me saindo bem em situações que eu não dava conta de enxergar. Eu percebo muita gente trapaceira, fingida e egoísta, que com sua "magnanimidade", tenta enganar as pessoas. E eu não entro na conversa destas pessoas de jeito nenhum. Porém, suas dicas são valiosíssimas; tanto, que vou imprimi-las e lê-las várias vezes por dia para começar a aplicá-las.

    Abraços e um Feliz 2010!

    ResponderExcluir