sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Um sono de qualidade está associado com um melhor desempenho acadêmico



Um trabalho apresentado em junho de 2009, no Encontro Anual dos profissionais associados a Sociedades Ligadas ao sono, demonstra a relação positiva entre a qualidade do sono e o desempenho acadêmico, principalmente matemático.

Escores mais altos em matemática foram relacionados com sono de boa qualidade, menos despertares noturnos e aumento da eficiência do sono. Escores em Inglês e História estiveram relacionados com menor dificuldade de despertar matinal. Um aumento na latência do sono, nos finais de semana, foi associado a uma pior performance acadêmica.

Parece que o sono de baixa qualidade está associado com o uso de substâncias, problemas emocionais, problemas cognitivos e um declínio nas atividades de funcionamento diário geral. A higiene do sono é importante para melhorar a qualidade do sono e prevenir problemas. Há evidências crescentes da importância do cuidado com o sono envolvendo crianças e adolescentes em fase de desenvolvimento físico e cognitivo.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Genes determinam a velocidade de Processamento do Cérebro



Pesquisadores da UCLA, em publicação no Journal of Neuroscience, em março de 2009, usaram varredura de neuroimagem, para mostrar que a inteligência é fortemente influenciada pela qualidade dos axônios cerebrais ou os disparos que emitem sinais elétricos por todo o cérebro. Quanto mais rápido o sinal, mais rapidamente o cérebro processa informações. E a integridade do funcionamento elétrico cerebral é dependente dos genes, que são herdados.

Os genes parecem influenciar a inteligência porque determinam quão bem os axônios são recobertos por mielina, uma proteína que promove a rápida transmissão do impulso elétrico neuronal. Quanto mais espessa a camada de mielina, mais rápido é o impulso elétrico.

Os pesquisadores "scanearam" 23 pares de gêmeos identicos e 23 pares de gêmeos fraternos. Como os gêmeos idênticos compartilham a mesma carga genética e os gêmeos fraternos compartilham metade da carga genética, a integridade da mielina determinada geneticamente em diferentes áreas cerebrais pôde ser avaliada. Isso incluiu os lobos parietais, responsávies pelo raciocínio espacial, processamento visual e lógica e o corpo caloso, que transporta informações entre os dois hemisférios cerebrais.

O aparelho usado ( HARDI) mede a difusão de água. Se há difusão mais rápida em determinada direção, isso demonstra que o cérebro tem conexões muito rápidas. Se a difusão for mais ampla, é uma indicação sinalização lenta e inteligência mais baixa.

Doenças que envolvem a mielina, como autismo e esclerose múltipla, podem ser melhor estudadas a partir dessa perspectiva, pois a identificação de genes específicos envolvidos no processo de mielinização cerebral podem lançar luz na descoberta de novos tratamentos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Declínio Cognitivo pode começar aos 20 anos de idade



Pesquisadores da Universidade da Virgínia(EUA) descobriram que alguns declínios cognitivos, comuns no processo de envelhecimento , já começam aparecer a partir dos 27 anos de idade. Esses dados foram publicados em fevereiro de 2009 na Neurobiology of Aging. Algumas habilidades cognitivas atingem o apogeu aos 22 anos de idade e então começam lentamente a declinar nos próximos 5 anos. Tais habilidades são a capacidade de fazer rápidas comparações, lembrar de informações não relacionadas e detectar padrões e relações. O trabalho envolveu pessoas entre 18 e 60 anos, que resolveram quebra-cabeças, relembraram palavras e identificaram padrões em certas letras e símbolos. Muitos participantes foram retestados durante um período de sete anos.
Um declínio no pensamento abstrato, velocidade do cérebro, e resolução de quebra-cabeças ocorreu aos 27 anos de idade. O declínio da memória ocorreu aos 37 anos. Por outro lado, o conhecimento geral e o vocabulário aumentaram até os 60 anos.
Esses achados podem modificar os tratamentos destinados a pessoas acima dos 60 anos, que apresentam sinais de doença de Alzheimer. Sabendo que o declínio é mais precoce, os protocolos de tratamento também poderão mudar no futuro.

Treinar a Memória de Trabalho aumenta a Inteligência Fluida



Um trabalho realizado pela Universidade do Michigan(EUA), em 2008, provou que o treinamento da memória de trabalho( imediata) , aumenta a capacidade de resolver problemas e aumenta a inteligência fluida.

A inteligência fluida é essencial na execução de tarefas cotidianas e resolução de problemas novos, sendo responsável pelo sucesso profissional. Muitos psicólogos dividem a inteligência em fluida e cristalizada. A inteligência fluida é importante na aprendizagem , aplicada a todos os problemas e a resolução deles de maneira original, enquanto a inteligência cristalizada relaciona-se com habilidades já aprendidas, importantes em tarefas específicas.
A memória de trabalho e a inteligência fluida utilizam as mesmas vias neuronais. Esforços para melhorar a memória de trabalho influenciam no desempenho da inteligência fluida. Antigamente os psicólogos pensavam que somente através da realização de testes e não através de treinamento era possível melhorar a Inteligência fluida. Os grupos foram dividos em tempo de treinamento: 12, 17 e 19 dias. A melhora na inteligência fluida foi proporcional ao tempo de treinamento.
Os pesquisadores sugerem que os exercícios de treinamento fortalecem múltiplos processos executivos no cérebro, envolvidos na resolução de problemas. A inteligência fluida possui um componente heredNegritoitário robusto, pouco influenciada pela socialização e educação.


Recomendação: http://www.mybraintrainer.com/ ( Exercício para melhorar a memória de trabalho- N- Back( número 12)

Onde Fica a Inteligência no Cérebro?




Essa pergunta intriga os neurocientistas. Num estudo de revisão de 37 trabalhos de neuroimagem, dois pesquisadores, Richard Haier ,da Universidade da Califórnia, Irvine, e Rex Jung, da Universidade do Novo México desvendaram evidências da neurobiologia da inteligência.


A Teoria da Integração Fronto-Parietal( P-FIT) identifica a rede neuronal relacionada à inteligência entre os lobos parietais e frontal. Estudos recentes consideram a velocidade de transmissão das informações entre as partes cerebrais como inteligência. Uma vez conhecidas as vias de transmissão de informações em diferentes áreas, a inteligência pode ser estudada. Estudos demonstram que as áreas responsáveis pela memória, linguagem e atenção estão relacionadas à inteligência. E a integração fronto-parietal é a base para o processamento mais eficaz dessas informações.
Em 2004 um estudo demonstrou que a inteligência geral é distribuida através de todo o cérebro e não localizada em uma área específica. Sabemos que os homens e mulheres possuem diferenças anatômicas. As mulheres possuem mais massa branca, enquanto os homens possuem mais massa cinzenta. mas essas diferenças anatômicas não repercutiram na diferença da performance em testes cognitivos. Estudos genéticos comprovaram que os níveis de inteligência são herdados, o que reforça uma base biológica para as diferenças nos QIs da população.

Adolescentes Masculinos que Comem Peixe...



... uma vez por semana atingem escores de inteligência mais altos !

Um estudo publicado em março de 2009 na Acta Paediatrica, avaliou 4000 adolescentes masculinos. Aqueles jovens que consumiram peixe uma vez por semana aos 15 anos de idade, tiveram habilidades cognitivas mais altas aos 18 anos que aqueles que comeram menos peixe. Comer peixe uma vez por semana elevou as habilidades verbais e espaciais em 6 %. Comer peixe mais de uma vez por semana elevou essas habilidades em 11%. Diversos estudos demonstram que o consumo de peixe ajuda no desenvolvimento neurobiológico na infância, reduz o risco de perda cognitiva na meia idade e beneficia os bebês de gestantes que consomem peixe durante a gestação.
O mecanismo envolvido na melhora cognitiva não é claro, mas se acredita que a presenca de ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 têm efeitos positivos na constituição das membranas neuronais. Peixes contendo ômega 3 e ômega 6 se acumulam no cérebro de fetos durante o seu neurodesenvolvimento. Outras teorias destacam as propriedades antiinflamatórias dos ácidos graxos ômega 3, reduzindo as citocinas( inflamatórias), e protegendo o sistema vascular cerebral.
A associação entre o consumo de peixe e inteligência ocorreu independentemente do nível educacional dos pais dos adolescentes.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Equilibrando os Hemisférios Cerebrais



Quando nascemos somos uma promessa de potencial. Vamos crescendo, aprendendo, mudando, com o aumento da nossa capacidade mental. Na infância e adolescência existem janelas de oportunidade para o desenvolvimento da inteligência. O cérebro passa por um processo de remodelação. Na infância milhares de conexões neuronais vão se formando numa velocidade espantosa. Na adolescência, há um burilamento do cérebro, desbastando o excesso sináptico. É no final da adolescência e início da vida adulta que o cérebro atinge o pico de desempenho e começa o longo e lento processo de declínio cognitivo. Pesquisas mostram que já há perda da capacidade de memória a partir dos 27 anos de idade!

As pessoas que foram agraciadas com uma genética robusta em matéria intelectual e receberam os estímulos ambientais necessários( apoio nutricional e afetivo, ambiente acolhedor e rico de estímulos sensoriais), têm o potencial de desenvolver todo o seu potencial latente. Aquelas crianças que foram mal-nutridas, foram mal-tratadas na infância, tiveram privações de toda ordem, desenvolvem menos as capacidades neuronais, podendo atingir um potencial intelectual e emocional aquém da sua potencialidade original.

Dito tudo isso, falemos hoje sobre as técnicas de balanceamento dos hemisférios cerebrais. Já abordamos anteriormente que uma das características da genialidade é usar os hemisférios cerebrais com igual desenvoltura. Como se faz isso?

Primeiro, identifique a sua predileção hemisférica. Se você é mais orientado para atividades holísticas, artísticas, espaciais, intuitivas , estéticas, globais, você possui uma predominância direita. Se você é mais analítico, matemático, sequencial, prefere as partes ao todo, necessita de parâmetros bem delineados, você é mais hemisfério esquerdo. Obviamente que somos os dois hemisférios atuando simultaneamente! A separação é apenas didática. Mas conseguimos distinguir em atividades específicas a especificidade hemisférica.

Para aqueles que querem desenvolver o hemisfério esquerdo:


- Escreva um blog como este

- Faça cálculos matemáticos de cabeça

- Estabeleça metas por escrito e as persiga

- Escreva um quadro de horários

- Leia um romance de mistério e tente descobrir o culpado do crime

- Leia manuais de instrução

- Escreva os prós e contras de diferentes situações

- Compre um relógio

- Faça resumos lineares, na forma de parágrafos

- Participe de atividades competitivas

- Estude linguas estrangeiras


Para aqueles que querem desenvolver o hemisfério direito:


- Desenhe e pinte quadros

- Jogue fora o relógio

- Escreva e visualize sonhos

- Leia poesia e escreva poesia

- Decida baseado na intuição

- Faça resumos na forma de mapas mentais coloridos

- Pratique a meditação

- Tente montar um aparelho elétrico por tentativa e erro

- Escute música, aprenda tocar um instrumento musical

- Comunique-se por mímica



segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Segredo da Inteligência



Por que algumas pessoas são mais inteligentes que outras? Alguns pesquisadores questionam essa pergunta. Defendem a idéia de que os atos são mais ou menos inteligentes. Por isso pessoas com QI alto podem cometer erros grosseiros e fazer escolhas equivocadas. Existem livros que abordam o componente emocional como a grande armadilha em que caem esses "genios". Há uma diferença grande em ser um gênio e ter um gênio em alguma área específica. Muitos possuidores de gênio em áreas como a Física ,por exemplo, podem ser deficitários em controle de impulsos. Houve o caso de um ganhador do prêmio Nobel de Física que assediou uma criança. Um ato nada inteligente, não é mesmo? Ele pode ser um pedófilo gênio. Em matéria de inteligência, até mesmo os psicopatas possuem inteligência acima da média.


Então o que podemos fazer para termos atos mais inteligentes? Ou ficarmos mais inteligentes? A pergunta é se haveria alguma vantagem nisso? A resposta é sim, sem dúvida. Pessoas com QIs mais altos possuem melhores resultados em diferentes áreas da vida, seja acadêmica, de relacionamento, desempenho profissional, nível de renda, manutenção de casamentos e criação de filhos.

Mas e a inteligência emocional nisso tudo? A inteligência emocional é um termo para nos referirmos ao controle de impulsos, o autoconhecimento, a empatia e o gerenciamento de relações humanas. Pessoas muito inteligentes, mas deficitárias nessas áreas, seriam péssimos líderes e teriam um desempenho fraco em situações de estresse. Por isso, é mandatório o desenvolvimento global da inteligência, tanto a intelectual,quanto a emocional.

Sabemos que o neocórtex( região responsável pela inteligência intelectual) modula o sistema límbico( responsável pela inteligência emocional) e vice-versa. Portanto, pessoas inteligentes são completas. Ou têm o potencial para isso. Basta desenvolvê-lo. Como se faz isso?

A melhor maneira é equilibrar os hemisférios cerebrais. Cada hemisfério é mais especializado em alguma função. Obviamente que o cérebro funciona como um todo, sendo ativado na sua totalidade, mas algumas funções são preferencialmente executadas por um ou outro hemisfério. Algumas pessoa possuem uma " predileção funcional" por um hemisfério. Por exemplo, pessoas mais intuitivas e criativas, espacialmente orientadas, utilizam estruturas do hemisfério direito. Pessoas mais analíticas, sequenciais e lógicas, têm uma predileção pelo hemisfério esquerdo. O grande segredo da inteligência é estabilizar os hemisférios, "fifty to fifty" ou termos a flexibilidade cognitiva necessária para utilizarmos com igual desenvoltura ambos os hemisférios conforme a tarefa solicitada. Eis aí o segredo da genialidade!

Dica da Semana


A dica da semana é o livro da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, " Fique de bem com o seu cérebro", da editora sextante.

No livro você vai encontrar um guia prático de 15 passos para melhorar a saúde do seu cérebro.

Entre os principais capítulos, destaco alguns de suma importância: Faça as pazes com os remédios( capítulo 9), Combata o estresse crônico( capítulo 10) , Exercite-se regularmente( capítulo 11) , Durma bem e bastante( capítulo 12) , Eduque-se e assuma responsabilidades( capítulo 13) , Cultive os seus relacionamentos( capítulo 14) e Busque e ofereça carinho( capítulo 15), além de muitos outros!

domingo, 25 de outubro de 2009

Medicamentos para Aumentar a Inteligência?



Uma linha de pesquisa de grandes laboratórios na atualidade são os medicamentos chamados "ampliadores cognitivos". Também conhecidos como nootrópicos, drogas inteligentes, aprimoradores cognitivos, visam à melhora na performance mental diante de tarefas e desempenho profissional e acadêmico.

Muita discussão ética surgiu quanto à viabilidade de se criarem medicamentos para melhorar o desempenho mental de pessoas saudáveis. Mas se existem cirurgias estéticas, porque não investir na estética mental? Ser mais inteligente é um objetivo bastante desejável, não é mesmo?

Mesmo sem indicação médica, tanto estudantes como executivos já usam drogas estimulantes para melhorar o seu desempenho.

O principal objetivo é aumentar a concentração. Uma medicação indicada apenas para TDAH( transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), a ritalina, tem sido usada por estudantes , que querem ficar acordados durante a noite para estudar. Devo ressaltar que o uso da ritalina sem prescrição e acompanhamento médico é perigoso, pois ela pode causar dependência e arritmias cardíacas em pessoas predispostas. Há trabalhos científicos que mostram que a ritalina é um excelente medicamento em TDAH, mas de pouca ajuda para pessoas sem o transtorno. Outro medicamento que vem sendo usado nos EUA é a modafinila( Stavigille), para tratar a narcolepsia( uma doença em que a pessoa tem ataques de sono diurnos incontroláveis). O laboratório conseguiu ampliar a sua utilização para funcionários que trabalham em atividades noturnas ou que exigem muita concentração ( controladores aéreos e pilotos).

Na segunda guerra mundial houve uma onda de uso das anfetaminas por soldados para ficarem acordados e resistentes durantes os combates.

Geralmente os mecanismos de ação dessas drogas envolvem o aumento do neurotransmissor dopamina, responsável pela motivação e atenção.

Muitas outras substâncias estão em processo de pesquisa no momento, como os ativadores de receptores nicotínicos de acetilcolina( envolvido em memória), as ampaquinas( que fortalecem o neurotransmissor glutamato, responsável pela memória de longo prazo), os inibidores da fosfodiesterase(FDE), que aumentam uma proteína dentro do neurônio , responsável pela memória de longo prazo.

Entretanto,nenhuma dessas substâncias provou ser capaz de aumentar as capacidades cognitivas, muito menos a inteligência. Pessoas com QI mais baixo tiveram uma melhora com a modafinila( stavigille), enquanto que pessoas com QI mais alto não notaram nenhuma diferença. A ritalina parece melhorar a memória de trabalho( imediata) em pessoas com deficiência de memória, mas não melhorou a memória de pessoas com memória normal.

Por fim , existem hábitos mais seguros para aumentar o desempenho cognitivo, como a prática de exercícios físicos , a adoção de uma dieta rica em ômega-3( peixes), evitar o uso de substâncias tõxicas para o cérebro como o tabaco e o álcool, buscar o aprimoramento mental através do estudo e contato com experiências novas e excitantes.

sábado, 24 de outubro de 2009

Neuróbica



A dica de leitura da semana é o livro " Mantenha o seu Cérebro Vivo". Esse livro traz uma série de atividades simples e baratas para aumentar as suas conexões sinápticas. Aprecie!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cérebro do Einsten e Inteligência



Várias universidades vêm estudando a anatomia do cérebro do físico Albert Einsten, com o intuito de descobrir características anatômicas que expliquem a sua genialidade. A seguir alguns achados neuroanatômicos que lançam luz sobre essas dúvidas.


A Universidade de McMaster, no Canadá, através da neurocientista Sandra Witelson, comparou o cérebro do físico com outras 91 pessoas e descobriu alterações nos sulcos cerebrais, só encontradas em 1 pessoa a cada 500. O lobo parietal, responsável pelo raciocínio visual e matemático, era 15 % maior em Einsten. Isso sugere que ele possuía um dom especial para a matemática.


A Universidade Estadual da Flórida, nos EUA, através da antropóloga Dean Falk , descobriu uma saliência no córtex motor do físico, talvez resultado da prática de violino, que Einsten aprendeu ainda na infância.


A Universidade do Alabama, nos EUA, através do neurologista Britt Anderson, descobriu que o córtex do físico era mais fino e mais denso. A quantidade de neurônios por centímetro cúbico era superior à encontrada no cérebro de outros idosos da faixa etária do Einsten, que foram comparados no estudo. Essa densidade neuronal maior estaria relacionada à genialidade.


A Universidade da Califórnia, nos EUA, através da neurologista Dahlia Zaidef, pesquisou as células do hipocampo do físico e encontrou neurônios mais longos no hipocampo esquerdo, relacionado com a memória recente. Esses neurônios mais longos facilitavam a associação do hipocampo com o córtex pré-frontal, facilitando a relação de memórias com raciocínios.


A Universidade da Califórnia, nos EUA, através da anatomista Marian Diamond, descobriu uma concentração maior de células gliais, sobretudo no lobo parietal inferior. Essas células adjacentes aos neurônios participam da comunicação neuronal, melhorando a velocidade da transmissão elétrica.