terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Esmiuçando a Fórmula da Inteligência- Parte I

Para aqueles que ficaram um pouco confusos com a fórmula matemática apresentada sobre a Inteligência, aqui vai o aprofundamento do tema.
Já falamos sobre trapaça , um dos componentes da fórmula.( Revise os três posts sobre trapaça logo abaixo). A trapaça precisa ser subtraída do software mental inteligente para termos o resultado máximo da nossa inteligência. A inteligência é um comportamento específico em cada situação. Se você aplicar a fórmula , por exemplo, para ficar inteligente no assunto " aquecimento global", você terá uma visão mais inteligente que a maioria das pessoas, que olha superficialmente os assuntos. Portanto, a fórmula precisa ser aplicada todas as vezes que você decidir ficar inteligente num tema escolhido. Qual será o tema escolhido? Você que sabe! Eu prefiro aplicar a fórmula em temas que são relavantes na minha vida e na vida das pessoas. Como eu atendo pessoas no consultório, aplico a fórmula na compreensão das histórias, na escolha da terapêutica, na elaboração dos laudos, com resultados significativos! Há mais de 2 anos venho aplicando essa fórmula e a minha produtividade e resultados multiplicaram-se.
O software mental inteligente consiste em percepção acurada+ exame verdadeiro da situação por si mesmo + a exclusão das hipóteses falsas. Parece muito trabalhoso, mas é uma questão de prática. Na primeira semana você pode treinar a percepção acurada, na segunda semana, o exame verdadeiro de cada situação por si mesmo e na terceira semana , a exclusão das hipóteses falsas. Com o tempo, essa fórmula vai ser integrada no seu funcionamento mental, transformando-se numa segunda natureza. Você vai pensar dessa nova maneira em todas as situações espontaneamente. Dizemos que você instalou o software mental inteligente na sua cabeça!
Hoje vamos abordar a Percepção Acurada(P). A percepção acurada é aquela que está acontecendo verdadeiramente. Ela não é resultado da distorção de nenhum dado coletado no meio ambiente ou no seu interior( intuição). Para a realização do processo de perceber acuradamente, você precisa limpar todos os seus canais sensoriais. Eles precisam estar integralmente funcionantes. Muitos fatores nublam, embaçam os sentidos. Por exemplo, dificuldades de visão! Problemas de audição! Não ria, muitas pessoas possuem problemas reais de acuidade visual e auditiva. Outras pessoas não observam as coisas e/ou não escutam as palavras! São funcionalmente cegas e surdas. Já conversou com alguém que não olha nos olhos? Ou conversou com alguém que parece estar no mundo da lua? São pessoas privadas desses dois sentidos. Elas não vão perceber o ambiente de maneira acurada. O imput( entrada) de informações sofrerá deleções, isto é, estará incompleta. Muitas pessoas pegam um pedaço de informação( bit) e logo inventam de completar o restante da história na imaginação( generalização). Para ser perceptivo acuradamente, você precisa estar relaxado e atento a todos os sinais sensoriais, usando o máximo dos seus sentidos: visão, audição, tato, olfato, gustação. A intuição também é importante, pois nos dá percepções internas, sem sinais externos evidentes.
A Percepção Acurada(P) é o primeiro componente da fórmula. A inteligência possui relação diretamente proporcional à capacidade de percepcionar a verdade. A verdade são os dados brutos, sem distorção, deleção e generalização. Como melhoramos nossa percepção?
Primeiro, treinando os sentidos. Observe mais, desenvolva o seu lado artístico. Escute música, estude línguas, escute atentamente as pessoas( escuta ativa). Sinta o cheiro. Prove o gosto. Crie novas conexões neuronais. Para o treino da intuição, a meditação é uma alternativa excepcional, pois abre os canais de comunicação com nossa mente inconsciente.
Outro obstáculo no aprimoramento da Percepção Acurada(P) é a pressa. A inteligência é um processo lento, não rápido. Velocidade de resposta só importa em testes de QI. No mundo real, a inteligência depende mais da coleta de dados( percepção), do que da resposta rápida. A coleta de dados equivale a 95 % de qualquer resposta na vida real. Na percepção correta dos dados, já vamos moldando o esboço da melhor resposta.
Outro obstáculo no aprimoramento da Percepção Acurada(P) é a mania de julgar as pessoas e fatos. Nenhuma pessoa inteligente faz, a priori, juízo de valor, antes da coleta de dados completa. Se fizer isso, estará incorrendo no filtros que queremos evitar. Colete os dados. Enxergue-se como um inspetor ( sherlock Holmes), não como um juiz neste momento. Quanto mais completo os arquivos do processo, melhor será o processo decisório posterior.
Outros obstáculo no aprimoramento da Percepção Acurada(P) é deixar-se levar por emoções e humores do momento, tentar adivinhar o que está acontecendo e chutar numa hipótese imaginária. As emoções precisam estar sob controle( livremente flutuantes, mas sem arroubos), para que você não ative os filtros que invalidam a coleta de dados. Por esse motivo, toda a investigação envolve pessoas independentes( peritos, auditores externos), porque eles não estão emocionalmente envolvidos na situação investigada.
Outro obstáculo no aprimoramento da Percepção Acurada(P) é a arrogância intelectual. Algumas pessoas sabem muito e acham que por isso não têm muita coisa a aprender. Todo o processo de percepção acurada é um jogo do "Princípio Zero". Mesmo que você saiba, a regra é : neste caso estou partindo do zero, sem memórias, sem desejos, sem experiências( a coleta de dados é quase um serviço computacional). Os arrogantes intelectuais são pouco inteligentes por esse motivo. As pessoas inteligentes são humildes no sentido da percepção.
A Percepção Acurada(P) é o primeiro componente da Fórmula da Inteligência(I). Quanto mais você desenvolve a Percepção acurada(P), mais você aumenta a sua capacidade de perceber a trapaça. A fórmula possui ação sinérgica, cada componente potencializa os outros componentes. Quando você dominar todos os componentes, a sua inteligência será virtualmente infinita. O prazo para isso são 1 a 2 anos utilizando a fórmula sistematicamente. Começe hoje entender o primeiro componente básico.

Fórmula da Inteligência

A Inteligência é um conceito controverso. Para o propósito deste post, vamos considerar a "inteligência como a capacidade de fazer escolhas mais eficientes num mundo caótico e trapaceiro".
As pessoas recebem tantos estímulos que ficam com o cérebro saturado. Como então ter certeza de que a decisão tomada é a mais inteligente?
Da mesma maneira que um piloto que voa através do nevoeiro, precisa operar por aparelhos eletrônicos, que o guiam na nebulosidade da rota, existe uma fórmula da inteligência.
Para que essa fórmula seja usada, você precisa ter, no mínimo, o quociente de inteligência do povo brasileiro, isto é, um QI de 87.
A fórmula é a seguinte: Inteligência= software mental aplicado ao cotidiano.
Se o seu software( programa mental) é composto por crenças ultrapassadas, a sua inteligência estará defasada, num mundo veloz e mutante.
Se você vive num mundo que empanturra a sua cabeça com informações úteis e inúteis, como separar o joio do trigo? Lembre-se de que a inteligência depende de dados de alta qualidade. Existem dados úteis, inúteis, destrutivos, negativos, positivos. Você precisa selecionar os dados úteis.
Vamos à Fórmula da inteligência. Ela será treinada nos cursos de Inteligência da Academia da Inteligência. Você precisará de um coach, pois o "feedback" é necessário para o aprimoramento da inteligência. Depois de 1 ano você será uma pessoa muito inteligente. Em dois anos será um gênio!
Vamos à formula. Inteligência = Software mental inteligente. Como se instala na mente um sofware inteligente? Não é assistindo o jornal Nacional todas as noites, eu garanto. Nem convivendo com os amigos do futebol.
Vamos à fórmula da inteligência:
Inteligência(I) = software mental inteligente(S)- Trapaça(T)
Software inteligente(S)= dados úteis
Dados úteis= percepção acurada(P)+ investigação por si mesmo(I) - exclusão de hipóteses falsas(E) .
Essa fórmula necessita do acompanhamento de um coach( treinador).
A fórmula matemática :
I= S - T
S= P+ I+E = dados verdadeiros

domingo, 27 de dezembro de 2009

Fundamentos da Trapaça- Parte III


Depois que um canal por assinatura me ligou dez vezes para retirar os equipamentos do meu apartamento, mesmo que eu já os tivesse devolvido, possuisse um documento assinado comprovando a devolução e tivesse exigido mais de cinco vezes , falando com a quinta moça que me ligava, que fizesse constar no computador que eu já havia devolvido os equipamentos, e até tinha contratado uma outra empresa de TV por assinatura, comprovei que trapaça empresarial existe. Sem falar que eles nunca vinham no horário combinado para retirar os benditos equipamentos! Acho que esperavam que eu abandonasse o consultório e ficasse 12 horas esperando que eles aparecessem no meu apartamento.
Quando ligava,... ficava esperando e escutando aquelas orientações eletrônicas...disque 1, disque 2 ... " a sua ligação é muito importante para nós". Mas nunca conseguia cancelar o serviço.
Sem falar nos consertadores de alguma coisa. Eles consertam coisas desnecessárias e cobram pelo serviço. Meu pai encontrou um técnico em eletrônica honesto na quinta tentativa. O primeiro foi tentar consertar um fax. O problema é que ele terceirizava o serviço e o meu pai conhecia o verdadeiro consertador. Então foi ao consertador verdadeiro e pagou 1/3 do preço.Nada melhor do que evitar atravessadores! Ou aquele que disse ao meu pai que faltava uma peça, precisava encomendar em POA. Meu pai retirou o aparelho, era um aparelho de vídeo antigo, pediu o número da peça. O consertador deu o " número". Esse número nem existia! Mecânico, tenhamos fé! Isso não é preconceito, é baseado em histórias reais. Existe trapaça em todas as áreas profissionais. Tínhamos um mercado, quando eu era criança. Fomos roubados inúmeras vezes por funcionários. Os mais "bonzinhos" eram os mais desonestos. Os companheiros de futebol do meu pai( lembro-me de dois) estacionavam o caminhão no depósito em horários sem vigilância e carregavam cargas de mercadorias!
Se você não estiver preparado para lidar com a trapaça, vai ser logrado. Uma grande inocência que acomete os pacientes é achar que um médico é confiável, simplesmente porque tem um diploma. Se os pacientes soubessem... carrego comigo a lista de colegas médicos que podem me atender numa emergência. Encaminho pacientes para colegas específicos. Porque a trapaça transpassa a minha própria profissão. Lembro-me de um "colega" cardiologista, que disse para a paciente: " não precisa voltar no psiquiatra, eu mesmo trato você." Esse mesmo "colega", recebeu um encaminhamento de um outro psiquiatra e disse para paciente não voltar mais naquele psiquiatra. Isso não é falta de ética somente, é trapaça! Existe trapaça no direito, no poder judiciário, no legislativo , à direita, à esquerda, up and down.
Você já se perguntou por que os balconistas de farmácia se empenham tanto em trocar o medicamento prescrito pelo médico? Altruismo? Saiba que já foi comprovado que o ser humano não é altruista...Será que o balconista tem algum interesse em trocar o seu medicamento? Você pode imaginar qual?
A minha mãe na sua sabedoria dizia: "aqueles que se fazem de bonzinhos, puxam muito o teu saco, cuidado!" Ela tem toda razão. Os psicopatas são mestres sedutores.
A trapaça é inerente ao mundo em que vivemos. Seja praticada pelos psicopatas, seja praticada pelos ignorantes( calcados na crença da escassez), é um fato real. Nenhuma pessoa pode se graduar na Academia da Inteligência, sem dominar os princípios básicos do combate à trapaça. Agora você está mais preparado. Vamos resumir os três posts:
1) Desconfie de toda e qualquer informação de terceiros. Investigue por si mesmo, usando todos os recursos disponíveis. Somente o que você comprova por si mesmo é confiável.
2) As decisões inteligentes dependem da sua capacidade de corrigir os filtros da percepção: generalização, deleção e distorção , e ainda contornar as armadilhas da trapaça.
3) Use todos os seus sentidos na avaliação dos dados: olhe, toque, cheire, sinta, intua, vire de ponta cabeça, olhe por cima, por baixo, exclua outras hipóteses aparentemente improváveis.
4) Lembre-se de que a qualidade dos dados é que faz a diferença no resultado. Os dados são verdadeiros ou falsos? Existem dados distorcidos? Existem dados omitidos ? A fonte dos dados é confiável? Existem interesses ocultos não revelados na percepção desses dados?
5) Pense por si mesmo. Se alguém quer lhe dizer o que fazer, cuidado! Avalie se essa pessoa possui um histórico de confiabilidade. Olhe os resultados dessa pessoa. Olhe a ficha criminal. Uma pessoa inteligente não precisa de respostas de outras, precisa de auxílio na coleta de dados verdadeiros.
6) A regra do mundo é a trapaça. A exceção é a honestidade. Parta desse pressuposto e evite ser um incauto que vai ser logrado.
7) Crie sistemas simples de controle na sua vida. Quanto maior a complexidade da sua vida, maior a chance de ser trapaceado.
8) Centralize o controle do sistema simples. As coisas vitais ficam nas suas mãos, as coisas secundárias ou pouco importantes são delegadas a terceiros( com comprovação de honestidade, dupla proteção).
9) Para evitar a trapaça, centralize o sistema simples de controle financeiro. Nada passa na mão dos outros que envolva dinheiro.
10) Para evitar a trapaça, contrate profissionais de apoio( com comprovação de honestidade e competência), sejam advogados, contadores, auditores ou secretários.
11) Não venda fiado. Quem não pode pagar pelo seu serviço hoje , pode não conseguir pagar pelo seu serviço amanhã.
12) Não empreste dinheiro. Quem empresta dinheiro é banco. Emprestar dinheiro para alguém é arriscar perder o amigo e o dinheiro.
13) Se alguém quer desobedecer uma regra do seu serviço, há trapaça no ar. Ninguém que é honesto quer mudar as regras do trabalho de outrem. Ou aceita ou está mal -intencionado.
14) Não faça caridade com o seu trabalho, os trapaceiros aceitam caridade também.
15) Não queira agradar ninguém, pois somos todos iguais em deveres e direitos. A afinidade nasce da verdade , não da troca de bajulações.
16) Tenha várias hipóteses em mente, quando lida com as decisões, procure aconselhar-se com diferentes pessoas( comprovadamente confiáveis). No final, tome a sua decisão. A melhor decisão é a hipótese menos pior, pois lhe protege de perdas.
17) A vida é comparável a um jogo. Existem jogadores, regras, disputas, times, campeonatos e trofeus. Não deixe a bola no pé do inimigo, nem abra a guarda na frente do gol. Chute,nem que seja para frente.
18) A melhor ética é aquela que beneficia o maior número de pessoas. A pior ética é a que beneficia uma pessoa.
19) Lembre-se de que combater a trapaça é o caminho mais seguro para alcançar resultados duradouros.
20) Deixe os trapaceiros sofrerem as consequências dos seus atos, porque o pior peso é o da consciência pesada( com exceção dos psicopatas), quando deitam a cabeça no travesseiro. Afaste-se definitivamente dos trapaceiros. Nunca conceda uma segunda chance.

Fundamentos da Trapaça- Parte II

" Sempre há mais coisas acontecendo do que aparentemente conseguimos perceber".( Mega genius Lectures)

A trapaça é o obstáculo externo ao nosso pleno uso da inteligência. Da mesma maneira que dados errados introduzidos no computador( input) produzem erros de cálculo, dados errados percebidos pelos nossos sentidos, produzem escolhas equivocadas.
Se o mundo fosse santo, já teríamos que cuidar para não nos enganarmos sozinhos, pois nossos sentidos não percebem tudo que está acontecendo ao nosso redor. Nossa atenção não capta a riqueza de detalhes existentes. Existe um limite biológico de amplitude de percepção. Se convertermos em bits, a amplitude consciente é em torno de 180 bits. O foco de atenção na conversa com alguém já ocupa 80 bits, sobrando pouquíssimo para percepções colaterais. Usamos um antolho , como os cavalos. Há filtros que distorcem ainda mais essa percepção. Esses filtros são a generalização, a distorção e a deleção.
Na generalização, nosso cérebro procura comparar situações parecidas, em busca de um padrão similar. O primeiro erro de percepção é achar que coisas similares são idênticas. A generalização é um mecanismo da aprendizagem, mas também é o mecanismo da preguiça mental. Pessoas que preferem generalizar, não gostam muito de pensar.
Na distorção, nosso cérebro não entende o que está acontecendo e logo conclui sem dados suficientes, distorcendo o que realmente está acontecendo. Os "ligeirinhos" distorcem bastante as coisas. Os neuróticos distorcem bastante as coisas. Os mal-intencionados distorcem bastante as coisas. Os intelectualmente pouco aquinhoados, distorcem bastante as coisas. É uma tentativa de moldar a idéias externas ao mundo interno, sem arriscar enxergar outros ângulos novos e talvez ameaçadores para o "status quo".
Na deleção, a pessoa pega pedaços de informação e ignora o restante. É uma percepção capenga, inválida, porque a parte substitui o todo. Os surdos deletam muito. Os neuróticos deletam muito( deleção psicológica), os intelectualmente pouco providos deletam muito( baixa percepção).
Então, mesmo que o mundo fosse perfeito, sem a trapaça, ainda assim teríamos os três fatores de confusão atuando. Precisamos corrigir constantemente esses filtros, como o oftalmologista troca as lentes no exame para que você enxergue as letrinhas na parede. A palavra aqui é constantemente. Meu amigo, mega genius, chama isso de " distorção das lentes da verdade".
Adicionado a isso, temos a trapaça que transpassa o mundo. Então, quanto maior o número de fatores na equação, mais provável que o resultado final seja fracasso! Filtros de percepção + trapaça= escolhas equivocadas= resultados indesejáveis.
Falei da "trapaça grosseira" no post anterior, aquela cometida por estelionatários, psicopatas, ladrões, mentirosos e outros( preencha o pontilhado...............................). Hoje quero falar da trapaça sofisticada( aparentemente). Lembre-se de que toda a esperteza é burra, pois uma pessoa pode ficar inteligente e perceber a tentativa espúria do outro de levar vantagem. Esses "crimes", nunca prescrevem! A inteligência é escolher a melhor solução( ética) que beneficie o máximo de pessoas possível.
Na trapaça sofisticada, o trapaceiro vai induzir você a pensar que a ideia é sua! Ele monta um esquema sofisticado, eu diria "hipnótico", com roupagens bonitas, palavras entusiasmantes, passando a ideia de que a ideia é exclusivamente sua! Se você comprar o golpe, vai ser trapaceado! Como ele faz isso? Como um mágico faz os seus truques. Você enxerga algo que não existe, mas jura que enxergou! Você pensa que existia. Acredite em mim, era ilusão de ótica. Mas eu vi, você responde! Não, lamento informar, você acha que viu! Baseado em dados ilusórios, você cai na armadilha de acreditar( sua percepção sensorial errônea) de que escolheu( ?) por si mesmo. Não, você foi induzido a escolher, baseado dados falsos! Isso é muito comum em negócios. O vendedor vende a idéia de que comprar determinado produto é um grande negócio para você. No final , você descobre que era o contrário!
Outra maneira de praticar a trapaça sofisticada , é deixar a vítima escolher entre duas opções igualmente prejudiciais. No final, você não pode reclamar, pois foi você quem escolheu! Nesse caso a melhor alternativa é não escolher! Peça mais tempo para pensar, aconselhe-se com pessoas confiáveis, adie, desista do negócio. Se alguém quiser apressá-lo , é um sinal de trapaça!
Outra maneira de praticar a trapaça sofisticada, é oferecer um escolha falsa. Você recua, para logo aceitar a escolha igualmente falsa( originalmente pensada), que foi oferecida como opção à primeira proposta. Expandam esses exemplos para qualquer coisa: sociedade, vendas, relações amorosas, filiais, parentais, estaduais e globais.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A Mudança é a única coisa que nunca muda!

Mudar é a lei da vida. Toda vez que converso cinco minutos com uma pessoa que possui ideias muito arraigadas, já percebo o sofrimento na sua face. Pessoas muito dogmáticas são sofredoras. Pessoas com mente aberta , estão no caminho natural da mudança. A mudança é o fenômeno mais imutável do mundo. Não querer mudar é birra de criança, porque cedo ou tarde , a mudança vai arrastá-lo. Por que então não mudar voluntariamente? Mudar antecipadamente e colher os frutos doces da subida da cotação do mercado mutacional? Mudar antes de precisar mudar?
Por outro lado, não me impressiono como os " puladores de galhos". Eles parecem os arautos da mudança, mas na verdade são os dogmáticos que se chacoalham no mesmo lugar. Que tipo de mudança existe nas rodas de um carro que patina no barro? Ou alguém que inicia um projeto, pula para outro, depois para outro, e acaba nunca fazendo nada de relevante?" A mudança verdadeira é a lei da vida". Lembro-me de Ernest Hemingway, " nunca confunda movimento com ação."
Quando converso ,por cinco minutos ,com pessoas dogmáticas, retribuo na mesma moeda: fecho a minha mente completamente. Ficamos iguais. E logo vou procurar uma prosa mais interessante em outra freguesia.
Quando converso 2 minutos, com pessoas frívolas, não retribuo na mesma moeda, simplesmente vou procurar uma prosa em outra freguesia, porque estou cansado de ficção romanceada. Essas pessoas nem aterrisaram no planeta Terra.
"Mudar verdadeiramente é a única lei imutável do universo." Qualquer coisa fora desse axioma é a maior perda de tempo que existe. O mundo fica empobrecido com os pseudo-mudadores.
Existem diferentes tipos de mudança. Sou viciado nas mudanças que eu escolho. São as mudanças primárias. Eu quero, eu faço, uma delícia. Eventualmente preciso me adaptar às mudanças secundárias, aquelas que preciso fazer em função dos outros. Isso é neutro ou incômodo, dependendo da situação. E existem as mudanças terciárias, aquelas que alguém não faz, mesmo achando que fez. É o arrastão das mudanças! E a pessoa até vai, mas continua resistindo e birrenta!
Quando somos ainda infantis ou adolescentes, estamos vulneráveis às mudanças secundárias e principalmente terciárias. Quando envelhecemos ficamos mais vulneráveis às mudanças terciárias. Independente da idade, o verdadeiro adulto, é aquele que ocupa a maior parte de seu tempo com mudanças primárias! Livremente escolhidas e docemente excecutadas. Uma pequena parcela da nossa vida independe de nós, por isso a aceitamos com uma resignação pessoal. Pagar impostos, por exemplo, a sogra( a minha sogra é ótima), papinhos socialmente corretos( de vez enquando).
Peguemos o(a) adolescente anencéfalo(a)( quero dizer ainda sem o pleno desenvolvimento do seu córtex pré-frontal). Ele vai escolher mudanças primárias? Lógico que não. Ele não tem cérebro ainda! Ele vai imitar a gangue, o grupo de iguais. Terceirizar o seu pensamento para um outro anencéfalo mais ousado! Peguemos a moça bonita. Ela é charmosa. Ela passa e todo mundo fica babando. O que ele faz na vida? Vira modelo. Isso mesmo. Se quiser casar com alguma mortal comum, cuidado com as mulheres muito bonitas. A lei da compensação diz que a beleza que um dia funcionou, vira vício como estratégia.
Para você fazer mudanças, primeiro precisa aceitar as mudanças. Segundo precisa desenvolver a inteligência para escolher as mudanças antecipadamente. Terceiro, precisa economizar o seu tempo, associando-se com pessoas que estão no mesmo nível de mudanças e não perder tempo com os outros "que não estão a fim ". Abra o seu guarda-chuva, sinta o cheiro da terra molhada, caminhe livremente rumo às mudanças e diga para si mesmo(a): "eu estou a fim"...

Sorte, Acaso e Mudanças

Existe sorte? Existe o acaso?É possível haver mudanças? Se associarmos esses três conceitos podemos concluir muitas coisas. O que falta às pessoas é a capacidade de pensar. Pensar é uma habilidade rara. A maioria das pessoas tem pensamentos. E eles não são nada positivos!(rsrs). O mundo espera que as pessoas não pensem. Parece até discurso esquerdista, que eu escutava quando criança. Falavam em "massa de manobra". Eles tinham razão! Era um pensamento verdadeiro. Mas não acho que esquerdistas pensem somente porque escolheram o pensamento correto!
Existe sorte? O que é sorte? Sorte é acontecer alguma coisa boa , que nos beneficie, sem que tenhamos condições de explicar de maneira coerente a causa do ocorrido. Quanto mais desinformados e ignorantes sobre o mundo e as pessoas, mais tendemos a buscar explicação na sorte. No início dos tempos, eram o deuses, os pajés, agora se resume à sorte. Sorte é a palavra que denota a ausência de explicações racionais e comprováveis para um resultado benéfico! No mundo científico , preferimos o acaso! Acaso é um evento ou eventos sem que possamos identificar a cadeia causal originária. Que tal pensarmos em acaso positivo ? Sorte é o acaso positivo! E azar é o acaso negativo! Mas e a lei de causa e efeito? Será que tudo precisa de uma causa? Se precisa de uma causa, precisamos sempre identificar essa causa ou podemos nos contentar com o resultado?
É possível haver mudanças? Essa é a pergunta mais fácil de responder. Claro que sim. Olhe para você hoje. Como você era dez anos atrás? Você mudou? Algumas pessoas menos autoconscientes preferem exemplos externos, não é mesmo? Então, observe o presidente Lula. Você acha que ele mudou? E não estou falando da barba branca. Falo de todo o restante que não é barba branca. Inclusive o fato de ele pensar!

Pais e Filhos tão diferentes



Deve haver uma boa explicação para que pais normais tenham filhos problemáticos. Ou melhor dizendo, pais de 4 filhos , por exemplo. Um deles é a "ovelha negra".Os outros três não causam problemas maiores. Imaginem, os mesmos pais , o mesmo ambiente e personalidades tão diferentes. Como explicar? Não quero ser parcial, também existem pais mentalmente enfermos que geram filhos aparentemente normais. O que acontece? O normal é que famílias disfuncionais gerem filhos problemáticos. Isso seria o esperado. Mas quando a regra não se verifica? Como explicar tantas diferenças e disparidades?


Vamos às teorias. Na minha concepção essa mania de inventar "teorias" é algo exclusivamente humano. Como somos desejosos de encontrar explicações, criamos teorias para explicar o mundo, para acalmar o caos que nos habita. Se inventamos teorias, não podemos ter a pretensão de que uma teoria é a teoria. Faz mais sentido entendermos que muitas teorias podem lançar luz imperfeitamente sobre a obscuridade da nossa ignorância. O sonho da ciência não é inventar teorias, mas descobrir teorias. O sonho dos filósofos é inventar teorias. A vida é uma mistura filosófica e científica. Uma pouco mais para lá, ou pouco mais para cá.


Voltemos à assimetria pais-filhos. Por que tanta diversidade de comportamentos? Nunca enxerguei a parentalidade como uma linha de montagem, apesar de ser o sonho de consumo de muitas famílias. "Criar filhos a sua imagem e semelhança" é o desejo dos pais educadores e disciplinadores. Lamento informar-lhes que isso não funciona. Em matéria de formação de filhos, minha avó tinha razão: "está mais para loteria, do que para psicologia." Mas e o Freud, a psicologia infantil, Winicott e afins? Eles são muito interessantes, mas não conseguiram formular uma lei geral do desenvolvimento mental dos filhos do mundo.


Acredito que os pais influenciam os filhos. Primeiro presenteando-os com os genes. Não é pouca coisa. Somos casados com nossos genes. Mas o ambiente vai expressar os genes conforme os estímulos que produzir na vida dos filhos. Os pais têm a sensação de controle, porque lidam com fases precoces do desenvolvimento: maturação, amamentação, cuidados infantis. Mas a natureza não vive de poesia. Depois que crescem, os filhos fazem besteiras! Se assim não fosse, não haveria mães desesperadas por aí. A influência dos pais é errática. Isto é, pode ser um traço que se incorpora na personalidade ou um traço que se subtrai da personalidade. Apenas traços esparsos, nada muito revolucionário( como gostariam os pais orgulhosos da sua prole!). Os pais transmitem a genética. 50% mãe/ 50 % pai. Pronto!


E a educação? Que educação? Quando os filhos chegam à escola, a sorte já foi lançada! Da mesma maneira que ter um pai rígido( regime militar) não previne que os filhos sejam indisciplinados, nem que filhos de classe média se unam em gangues e cometam infrações por aí. "Os filhos não são dos pais, são do mundo." A Influência dos amigos é mais forte que a influência dos pais e dos professores. Professores? Que palavra que caiu em desuso. Um trabalho feito pela psicóloga Judith Rich Harris em 1998, no livro " Diga-me com quem andas..", relativiza a influência parental a niveis infinitesimais. Segundo ela, os amigos ( ou gangues) determinam comportamentos da idade de 6 a 16 anos, na fase de socialização. Para comprovar o seu ponto de vista, relembra o caso dos filhos de imigrantes. Apesar da religião recebida, o idioma, depois de poucos anos já são totalmente diferentes de suas origens.


Educação pouco importa...( para explicar o tema diferenças) Pais influenciam de maneira errática..( para explicar o tema diferenças).Lembrem-se de que eu estudei em escola de padre, e sou um colorado nada fanático, apesar das influências recebidas! As pessoas constroem suas personalidades, bebendo em diferentes fontes. Mas o resultado final é uma incógnita. Nenhuma incógnita conseguiu ser subjugada por alguma teoria até o momento. Portanto, viva a loteria!!!! Ou como defende o psicólogo evolucionista Steven Pinker, da Universidade de Harvard, alguém já pensou no mero "acaso."?


Nature X Nurture



"Nature" diz respeito à genética e "Nurture" diz respeito ao ambiente. Há um debate entre o que determina o quê? Em matéria de inteligência e personalidade, a tendência atual é haver uma colaboração entre as duas correntes. A inteligência é determinada pelos genes e desenvolvida na sua potencialidade pelas oportunidades ambientais. Uma pessoa limitada geneticamente não vai desenvolver o seu potencial intelectual além do que os genes permitem. Uma pessoa bem dotada geneticamente que for "desleixada", "preguiçosa", vai desperdiçar o seu potencial intelectual, por não aproveitar as oportunidades na vida. Então, a resposta é Nature+ Nurture= Resultados.


Em relação à personalidade, a complexidade aumenta. A inteligência é um aspecto da personalidade. E a personalidade, na sua definição , já é o somatório da Nature e da Nurture. Os nomes que usamos são genótipo( conjunto genético) + ambiente( caráter)= personalidade. A personalidade é conjunto de características individuais de todos nós. Num mundo com 6 bilhões de habitantes, ninguém possui a mesma personalidade. Nem mesmo os gêmeos univitelinos( com a mesma carga genética), possuem a mesma personalidade.


Então o que determina a personalidade? Vários fatores concorrem para determinar a personalidade. E a personalidade é estável no decorrer do tempo, mas sofre pequenas modelagens, sem muitas alterações radicais!


1) Os genes- Produzem predisposições. Mas o ambiente modifica a expressão gênica( epigenética). Dependendo do ambiente, alguns genes podem se manifestar ou não. Carregamos 35 000 genes. As pesquisas demonstram que eles influenciam o funcionamento do organismo e do cérebro. Por exemplo, a impulsividade, predisposição a doenças e dependência de substâncias são reguladas geneticamente. A dopamina é um neurotransmissor relacionado com o circuito do prazer. A diminuição da dopamina influenciaria a busca de novidades para menos ou para mais. Pessoas com diminuição de uma enzima IMAO( regula os neurotransmissores) que sofrem abuso físico na infância, são 10X mais propensos a se transformarem em adultos agressivos e violentos!


2) Influência dos Pais e Cuidadores- As sinapses precisam da interação com o ambiente externo para se fortalecerem! Somos na escala biológica animais muito frágeis e dependentes( neotonia). Imitamos nossos pais, para começarmos a existir. O exemplo dos pais cria memórias inconscientes de comportamento. O comportamento dos nossos pais podem ser introjetados( copiados) ou rejeitados, moldando nossos comportamentos futuros.


3) As amizades e o ambiente social- O nosso cérebro é gregário. Durante milhões de anos de evolução, andamos em bandos para sobrevivermos. As regras dos grupos sociais no qual estamos inseridos influenciam nossa percepção, aquilo que nos permitimos ou nos proibimos. Os grupos sociais são reguladores temporais da personalidade. Portanto, cuidado com as amizades! Preocupar-se com a companhia dos filhos não é uma ideia tão absurda, como pensam os adolescentes. Talvez aqui entendamos por que pais normais tem filhos delinquentes muitas vezes! Pais, os filhos não se transformam no que vocês sonharam para eles!



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Feliz 2010!

Obrigado a todas as pessoas que seguiram o blog neste ano que ora finda! Convido todos a continuarem em 2010 investindo em conhecimento e informação sobre os temas Inteligência, Mente, Liderança e Autoestima! Garanto que o ano de 2010 vai ser infinitamente mais rico em experiências, informações( sempre com bases científicas) e ampliação do seu conhecimento. Sua vida será rica! Sempre em busca do conhecimento que vale a pena, a sabedoria! Feliz Natal e um próspero ano de 2010!!!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dificuldades de Aprendizagem



Muitas famílias enfrentam dificuldades com filhos que " não gostam de estudar". Outras famílias enfrentam problemas com filhos que " não conseguem aprender ". Muitos enfrentam os dois problemas associados.


No primeiro caso temos um aluno, sem sinais de distúrbio de aprendizagem, mas que se motiva pouco quando o assunto é estudar. São mais orientados a atividades que demandam pouca concentração e esforço mental. Gostam de videogames, "baladas", jogos, brincadeiras, mas passam longe dos livros. Para o desespero dos pais, eles admitem que não gostam de estudar. Levá-los a tratamento é ineficaz, porque não existe tratamento para fazer alguém gostar de estudar. Vários fatores precoces concorrem para estimular uma criança a tomar gosto pelo estudo. Entre os fatores estão a curiosidade infantil, a busca do saber, o estímulo dos pais, a oportunidade de frequentar bons colégios, a associação com crianças que gostam de estudar, a premiação dos esforços escolares, o hábito da leitura e outros. Muitos pais não estudaram e passam esse modelo de identificação para os filhos. Mesmo dizendo o quanto é importante estudar, eles próprios não estudaram. Outros pais não estudaram, mas transmitiram para os filhos a importância do estudo para o futuro. Nós buscamos prazer e tentamos evitar a dor. Se associarmos prazer suficiente ao estudo, podemos desenvolver o gosto de estudar. As notas podem ser um motivador. Os prêmios, os reconhecimentos públicos na escola. Evitar a dor também funciona, mas com menos intensidade. Dizer para um filho " que ele não vai ser nada na vida se não estudar", ajuda pouco e reforça a baixa autoestima.


O segundo caso é daqueles alunos que possuem dificuldades de aprendizagem. Nesses casos, podemos solicitar ajuda da psicopedagogia para minorar as deficiências escolares. Vai depender do grau de desenvolvimento cerebral. Se houver um desenvolvimento cerebral incompleto, algum retardamento mental, as dificuldades de aprendizagem se manifestarão em diferentes esferas da vida do aluno. Isso criará uma espiral descendente. O baixo desempenho produz um reforço negativo, desestimulando o aluno a tentar superar as suas dificuldades, chegando muitas vezes à desistência acadêmica. Doenças mentais dos pais , cuidadores e dos alunos também contribuem para dificuldades de aprendizagem.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dissonância Cognitiva


Dissonância Cognitiva é o estado de confusão mental causado por choque de crenças antagônicas ou dissonantes. Por muitos séculos, pensou-se que o planeta Terra fosse o centro do universo( teoria Geocêntrica). Daí veio um cientista, Nicolau Copérnico e disse que , na verdade, o sol era o centro do universo( Teoria Heliocêntrica). Como você acha que ficaram os moradores daquela era diante de duas crenças antagônicas? Isso mesmo, ficaram dissonantes cognitivamente. Foi Galileo Galilei, o astrônomo, que comprovou a teoria heliocêntrica. O que o clero da época fez? Julgou e condenou o pobre Galileu, já nos seus 76 anos, por heresia! Dá para acreditar? Galileu causou uma brutal dissonância cognitiva na religião. Mas como Galileu era católico, ele mesmo entrou em dissonância cognitiva , e negou diante de um tribunal as suas descobertas!!! Ufa!!! Cansado? Ainda não acabou. Éramos a imagem e semelhança de Deus. Daí veio um barbudo, Charles Darwin, e disse que descendemos de um ancestral comum, nosso tatatarataravô, " the monkey man", e nossa natureza divina foi por água baixo!!! Mais dissonância cognitiva. E agora, somos divinos ou animais? Animais divinos? Divinamente animais? Sei lá...

A vida é uma sequência de dissonâncias cognitivas, porque estamos sempre aprendendo. As verdades absolutas de ontem viraram pó nos meus pés hoje." Amanhã, o que serà que será..."já cantava Chico Buarque.

Quanto mais uma pessoa tolera a dissonância cognitiva, mais ela tem um pensamento científico e mais inteligente ela é!!! Quanto menos uma pessoa tolera a dissonância cognitiva, mais ela nega as evidências e mais resistente a mudanças ela se torna.

Pessoas reativas, intolerantes, submissas, crentes, fanáticos, arrogantes, são o exemplo da incapacidade de lidar com as dissonâncias cognitivas do cotidiano. Por isso recorrem a uma religiâo, grudam num marido, xingam os outros, jogam aviões em torres, não aceitam tratamento, apegam-se a bens materiais, porque não selecionam as conclusões verdadeiras no meio de tantas dissonâncias cognitivas engavetadas no cérebro. Quer testar a inteligência de alguém? Gere dissonância cognitiva... e aguarde a resposta! Nunca falha!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Melhore o seu Vocabulário

O uso de gírias causa preguiça mental. Quantos já ouviram o verbo " coisar"? Eu tinha uma amiga que usava coisar para isso, para aquilo, porque ela esquecia o verbo adequado. Procure evitar o uso de gírias, pois poupa o seu cérebro de buscar nos registros mnêmicos a palavra mais apropriada. Pare de usar "cliches", "uma vez na vida", " amigo do peito"," puro como ouro", essas expressões batidas que não provocam estímulo cerebral. Comece a aprofundar o vocabulário em áreas específicas. Estude o básico de música , por exemplo, depois aprenda os detalhes. Considere estudar a origem das palavras. Estude os radicais latinos. Construa uma lista de palavras utilitárias e as revise sistematicamente.

Aumente o seu Conhecimento Específico

Leia sobre tópicos de interesse geral, assine uma revista semanal de informações, leia jornais diariamente. Aqui algumas sugestões: Geografia- National Geographic, Ciência: Nature, Scientific American, Revista informativa: VEJA, Época, Psicologia: Mente& Cérebro, linguas: Speak Up , Habla.

Kit Intelectual

Para vivenciar o máximo do seu potencial intelectual, você vai precisar de um " Kit intelectual": um dicionário, um atlas, enciclopédias e a internet. Leia 15 minutos todos os dias, antes de dormir. Aprenda uma palavra nova por dia! Estude um assunto geográfico por dia! Em um ano você superará 95 % das pessoas, que passam a vida inteira com o mesmo conhecimento ou menos( perda de memória!)

Construindo um Vocabulário Poderoso

Um dos importantes pontos para aumentar a sua inteligência é aumentar o seu vocabulário. Compre um dicionário e anote palavras de leituras , colecione palavras e estude o seu significado. Utilize o mais rápido possível essas palavras em conversações ou escrita.
Sem o conhecimento das palavras, fica difícil ampliar a sua capacidade cognitiva. Você fica sem ferramentas mentais, pois nossos pensamentos são construídos verbalmente.
Leia livros diferentes e escreva nas suas margens, superando a timidez intelectual que acompanha o desconhecimento de tópicos estranhos ou novos. Os livros não são peças sagradas, precisam ser manuseados, digeridos, ruminados, relidos, ( nunca emprestados!). A leitura aumenta o vocabulário. Precisa ser um ato ativo, curioso. Quando tiver alguma ideia enquanto lê, escreva na margem do livro. Escreva pensamentos, reações emocionais, comentários, concordâncias com o ponto de vista do autor e discordâncias. Assim você está tendo um diálogo com o livro. Palavras são os meios pelos quais você consegue expressar seus pensamentos. Usando a linguagem com precisão, os pensamentos ganham claridade e facilidade de expressão e a comunicação com os outros melhora. As ideias são feitas de palavras bem escolhidas!

Poder Cerebral e Inteligência



Michael Hewitt( 2004), no seu trabalho "Software for your Brain", compara o cérebro a um hardware( parte mecânica do computador) e o funcionamento mental ao software( os programas instalados no cérebro). Ele nos leva a pensar como seria ter um sistema musical, por exemplo, de última geração( seu cérebro), nas palavras dele " necktop computer", bastante caro e valioso, mas dispormos apenas de um CD " I fall to Pieces and Your Cheatin´ Heart". Depois de um ano escutando o mesmo CD, seria maçante e inútil. Assim passam algumas pessoas a vida inteira, tocando apenas o mesmo CD na cabeça!

O Cd repetitivo nas palavras de Michael Hewitt são o uso exclusivo da lógica. A lógica não é tudo.Inteligência é como usamos mais ferramentas do que a lógica convencional( pensamento convergente), é pensar sobre o pensamento( metacognição, nas palavras da Ciência Cognitiva).

Segundo ele, há dois tipos de inteligência: a inteligência de dados e a inteligência de jogos. A inteligência de dados diz respeito a informações que são usadas para pensar. A inteligência de jogos diz respeito a gama de estratégias, movimentos inteligentes, ideias inusitadas, alternativas, resultantes da exploração das informações.

Inteligência de dados é somente necessária para reações não ponderadas, reflexas, relativamente burras às situações. " O que eu faço agora? A inteligência de jogos vai um passo além quando o indivíduo se pergunta: O que eu penso agora, antes de perguntar o que eu faço agora?

Sempre há uma maneira mais inteligente de pensar sobre os dados observados. E depois pensar sobre o pensamento resultante. E pensar sobre o resultado pensado! Quanto mais longe você consegue ir no processo, mais inteligente você fica.

Vamos testar o seu poder cerebral:( adaptado do Dr. Eric Bienstock, vice-presidente da SOT em Nova York.)


- Você julga as ideias baseado no valor intrínseco das ideias mais do que nas emoções do momento?

- Você julga as ideias mais do que certas ou erradas, mas também como interessantes?

- Você leva em conta todos os fatores numa situação antes de escolher, decidir ou planejar?

- Você leva em conta todos os fatores primeiro, antes de escolher aquele que importa mais?

- Quando você cria uma regra, você entende essa regra de maneira clara e possível de ser obedecida?

-Você tenta ver o propósito das regras que precisa obedecer, mesmo que você não goste delas?

-Você olha as consequências das suas decisões ou ações não somente em termos de como elas afetam você, mas também como afetam os outros?

-Você observa uma gama ampla de consequências antes de decidir com qual se preocupar?

-No caminho para realizar uma meta, você estabelece metas menores( submetas) , cada uma seguindo em cadeia para a meta maior?

-Os objetivos que você estabelece são reais o suficiente, possíveis o suficiente para realmente valer o esforço de atingi-los?

-Quando você planeja, sabe exatamente o que quer alcançar?

- Você mantém os planos de execução simples e diretos?

-Você sabe exatamente por que escolheu alguma coisa como prioridade?

- Você tenta reunir muitas ideias diferentes primeiro, antes de escolher as suas prioridades?

- Você busca alternativas até encontrar uma de que você realmente goste?

- Enquanto pessoas buscam alternativas quando não estão satisfeitas, você busca alternativas deliberadamente mesmo quando está satisfeito?

- Você é capaz de dizer a razão real por trás de cada decisão que toma?

- Você é capaz de entender o ponto de vista alheio, mesmo que não concorde com ele?

-Você é capaz de falar claramente quais as diferenças e similaridades entre diferentes pontos de vista?

domingo, 6 de dezembro de 2009

O que os testes de QI não medem?



Os testes de QI não medem a inteligência emocional e também um fenômeno chamado de disracionalidade.

Os testes de QI medem retardo mental. Mas não medem o potencial absoluto de inteligência, apenas o relativo. Quando comparamos duas pessoas que se submetem aos testes, podemos dizer que uma pessoa possui um QI relativamente maior ou menor à média para a idade. Portanto, os testes de QI detectam o déficit, mas não a dotação intelectual. De qualquer maneira, quanto mais testes de QI você faz, mas alto fica o seu desempenho. Portanto, parece que o treinamento nos testes de QI melhora o seu desempenho. Isso não significa que você aumentou a sua inteligência, mas aumentou a sua inteligência em fazer testes de QI!

As pessoas lidam bem com situações estruturadas, mas em condições que envolvem emoção, ocorre uma "volatilidade emocional", o que reduz a habilidade de responder de maneira inteligente.

Quanto `a disracionalidade, trata-se de um fenômeno no qual há disfunção do pensamento lógico apesar dos ótimos resultados em testes de QI. Somos cognitivamente econômicos, temos a tendência de usar atalhos mentais na resolução de problemas. Só que esses atalhos nos dão velocidade, mas perdemos em acurácia. Outro fator que contribui com a disracionalidade é a ausência de conhecimentos específicos para pensar sobre determinado assunto . Ou ausência de treinamento em desfazer falácias( falsas conclusões), por erros de lógica. A falta de conhecimentos( lacuna mental) faz com que o estudo seja necessário para aumentar a inteligência no mundo real.

Existem testes que não são culturalmente enviesados, como as matrizes de Raven, que medem a inteligência fluida, mas que não medem a bagagem de conhecimentos e experiências em determinado assunto, para tomar decisões inteligentes.

Então por que continuarmos usando os testes de QI? Para detectar disfunções cognitivas, não para medir inteligência. No retardo mental e em outras doenças o QI sofre achatamento. A inteligência é um conceito muito mais amplo, envolve habilidades cognitivas básicas( ausência de déficit), o desenvolvimento de habilidades emocionais, o treinamento de pensamento racional em situações específicas e a exclusão de outras soluções para o mesmo problema. Velocidade de processamento neural determina habilidades cognitivas, e ponderação na abordagem de problemas da vida real determina a inteligencia verdadeira.