quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dissonância Cognitiva


Dissonância Cognitiva é o estado de confusão mental causado por choque de crenças antagônicas ou dissonantes. Por muitos séculos, pensou-se que o planeta Terra fosse o centro do universo( teoria Geocêntrica). Daí veio um cientista, Nicolau Copérnico e disse que , na verdade, o sol era o centro do universo( Teoria Heliocêntrica). Como você acha que ficaram os moradores daquela era diante de duas crenças antagônicas? Isso mesmo, ficaram dissonantes cognitivamente. Foi Galileo Galilei, o astrônomo, que comprovou a teoria heliocêntrica. O que o clero da época fez? Julgou e condenou o pobre Galileu, já nos seus 76 anos, por heresia! Dá para acreditar? Galileu causou uma brutal dissonância cognitiva na religião. Mas como Galileu era católico, ele mesmo entrou em dissonância cognitiva , e negou diante de um tribunal as suas descobertas!!! Ufa!!! Cansado? Ainda não acabou. Éramos a imagem e semelhança de Deus. Daí veio um barbudo, Charles Darwin, e disse que descendemos de um ancestral comum, nosso tatatarataravô, " the monkey man", e nossa natureza divina foi por água baixo!!! Mais dissonância cognitiva. E agora, somos divinos ou animais? Animais divinos? Divinamente animais? Sei lá...

A vida é uma sequência de dissonâncias cognitivas, porque estamos sempre aprendendo. As verdades absolutas de ontem viraram pó nos meus pés hoje." Amanhã, o que serà que será..."já cantava Chico Buarque.

Quanto mais uma pessoa tolera a dissonância cognitiva, mais ela tem um pensamento científico e mais inteligente ela é!!! Quanto menos uma pessoa tolera a dissonância cognitiva, mais ela nega as evidências e mais resistente a mudanças ela se torna.

Pessoas reativas, intolerantes, submissas, crentes, fanáticos, arrogantes, são o exemplo da incapacidade de lidar com as dissonâncias cognitivas do cotidiano. Por isso recorrem a uma religiâo, grudam num marido, xingam os outros, jogam aviões em torres, não aceitam tratamento, apegam-se a bens materiais, porque não selecionam as conclusões verdadeiras no meio de tantas dissonâncias cognitivas engavetadas no cérebro. Quer testar a inteligência de alguém? Gere dissonância cognitiva... e aguarde a resposta! Nunca falha!

Um comentário:

  1. Oi Marcos,
    eu não conhecia este termo: dissonância cognitiva. Mas adorei o seu significado. Fico muito feliz quando conheço pessoas capazes de tolerar, criar, enfim, "viver" dissonâncias cognitivas. Esse tipo de pessoa é muito rara de se encontrar... O que mais se encontra no mundo é comodismo. Pessoas incapazes de aprender com a visão do outro, porque já são donos de toda a verdade do mundo.
    Eu diria que ter resiliência, criar, tolerar e viver dissonâncias cognitivas e estar em estado de consciência plena é um bom começo para SER INTELIGENTE!!!

    ResponderExcluir