domingo, 27 de dezembro de 2009

Fundamentos da Trapaça- Parte III


Depois que um canal por assinatura me ligou dez vezes para retirar os equipamentos do meu apartamento, mesmo que eu já os tivesse devolvido, possuisse um documento assinado comprovando a devolução e tivesse exigido mais de cinco vezes , falando com a quinta moça que me ligava, que fizesse constar no computador que eu já havia devolvido os equipamentos, e até tinha contratado uma outra empresa de TV por assinatura, comprovei que trapaça empresarial existe. Sem falar que eles nunca vinham no horário combinado para retirar os benditos equipamentos! Acho que esperavam que eu abandonasse o consultório e ficasse 12 horas esperando que eles aparecessem no meu apartamento.
Quando ligava,... ficava esperando e escutando aquelas orientações eletrônicas...disque 1, disque 2 ... " a sua ligação é muito importante para nós". Mas nunca conseguia cancelar o serviço.
Sem falar nos consertadores de alguma coisa. Eles consertam coisas desnecessárias e cobram pelo serviço. Meu pai encontrou um técnico em eletrônica honesto na quinta tentativa. O primeiro foi tentar consertar um fax. O problema é que ele terceirizava o serviço e o meu pai conhecia o verdadeiro consertador. Então foi ao consertador verdadeiro e pagou 1/3 do preço.Nada melhor do que evitar atravessadores! Ou aquele que disse ao meu pai que faltava uma peça, precisava encomendar em POA. Meu pai retirou o aparelho, era um aparelho de vídeo antigo, pediu o número da peça. O consertador deu o " número". Esse número nem existia! Mecânico, tenhamos fé! Isso não é preconceito, é baseado em histórias reais. Existe trapaça em todas as áreas profissionais. Tínhamos um mercado, quando eu era criança. Fomos roubados inúmeras vezes por funcionários. Os mais "bonzinhos" eram os mais desonestos. Os companheiros de futebol do meu pai( lembro-me de dois) estacionavam o caminhão no depósito em horários sem vigilância e carregavam cargas de mercadorias!
Se você não estiver preparado para lidar com a trapaça, vai ser logrado. Uma grande inocência que acomete os pacientes é achar que um médico é confiável, simplesmente porque tem um diploma. Se os pacientes soubessem... carrego comigo a lista de colegas médicos que podem me atender numa emergência. Encaminho pacientes para colegas específicos. Porque a trapaça transpassa a minha própria profissão. Lembro-me de um "colega" cardiologista, que disse para a paciente: " não precisa voltar no psiquiatra, eu mesmo trato você." Esse mesmo "colega", recebeu um encaminhamento de um outro psiquiatra e disse para paciente não voltar mais naquele psiquiatra. Isso não é falta de ética somente, é trapaça! Existe trapaça no direito, no poder judiciário, no legislativo , à direita, à esquerda, up and down.
Você já se perguntou por que os balconistas de farmácia se empenham tanto em trocar o medicamento prescrito pelo médico? Altruismo? Saiba que já foi comprovado que o ser humano não é altruista...Será que o balconista tem algum interesse em trocar o seu medicamento? Você pode imaginar qual?
A minha mãe na sua sabedoria dizia: "aqueles que se fazem de bonzinhos, puxam muito o teu saco, cuidado!" Ela tem toda razão. Os psicopatas são mestres sedutores.
A trapaça é inerente ao mundo em que vivemos. Seja praticada pelos psicopatas, seja praticada pelos ignorantes( calcados na crença da escassez), é um fato real. Nenhuma pessoa pode se graduar na Academia da Inteligência, sem dominar os princípios básicos do combate à trapaça. Agora você está mais preparado. Vamos resumir os três posts:
1) Desconfie de toda e qualquer informação de terceiros. Investigue por si mesmo, usando todos os recursos disponíveis. Somente o que você comprova por si mesmo é confiável.
2) As decisões inteligentes dependem da sua capacidade de corrigir os filtros da percepção: generalização, deleção e distorção , e ainda contornar as armadilhas da trapaça.
3) Use todos os seus sentidos na avaliação dos dados: olhe, toque, cheire, sinta, intua, vire de ponta cabeça, olhe por cima, por baixo, exclua outras hipóteses aparentemente improváveis.
4) Lembre-se de que a qualidade dos dados é que faz a diferença no resultado. Os dados são verdadeiros ou falsos? Existem dados distorcidos? Existem dados omitidos ? A fonte dos dados é confiável? Existem interesses ocultos não revelados na percepção desses dados?
5) Pense por si mesmo. Se alguém quer lhe dizer o que fazer, cuidado! Avalie se essa pessoa possui um histórico de confiabilidade. Olhe os resultados dessa pessoa. Olhe a ficha criminal. Uma pessoa inteligente não precisa de respostas de outras, precisa de auxílio na coleta de dados verdadeiros.
6) A regra do mundo é a trapaça. A exceção é a honestidade. Parta desse pressuposto e evite ser um incauto que vai ser logrado.
7) Crie sistemas simples de controle na sua vida. Quanto maior a complexidade da sua vida, maior a chance de ser trapaceado.
8) Centralize o controle do sistema simples. As coisas vitais ficam nas suas mãos, as coisas secundárias ou pouco importantes são delegadas a terceiros( com comprovação de honestidade, dupla proteção).
9) Para evitar a trapaça, centralize o sistema simples de controle financeiro. Nada passa na mão dos outros que envolva dinheiro.
10) Para evitar a trapaça, contrate profissionais de apoio( com comprovação de honestidade e competência), sejam advogados, contadores, auditores ou secretários.
11) Não venda fiado. Quem não pode pagar pelo seu serviço hoje , pode não conseguir pagar pelo seu serviço amanhã.
12) Não empreste dinheiro. Quem empresta dinheiro é banco. Emprestar dinheiro para alguém é arriscar perder o amigo e o dinheiro.
13) Se alguém quer desobedecer uma regra do seu serviço, há trapaça no ar. Ninguém que é honesto quer mudar as regras do trabalho de outrem. Ou aceita ou está mal -intencionado.
14) Não faça caridade com o seu trabalho, os trapaceiros aceitam caridade também.
15) Não queira agradar ninguém, pois somos todos iguais em deveres e direitos. A afinidade nasce da verdade , não da troca de bajulações.
16) Tenha várias hipóteses em mente, quando lida com as decisões, procure aconselhar-se com diferentes pessoas( comprovadamente confiáveis). No final, tome a sua decisão. A melhor decisão é a hipótese menos pior, pois lhe protege de perdas.
17) A vida é comparável a um jogo. Existem jogadores, regras, disputas, times, campeonatos e trofeus. Não deixe a bola no pé do inimigo, nem abra a guarda na frente do gol. Chute,nem que seja para frente.
18) A melhor ética é aquela que beneficia o maior número de pessoas. A pior ética é a que beneficia uma pessoa.
19) Lembre-se de que combater a trapaça é o caminho mais seguro para alcançar resultados duradouros.
20) Deixe os trapaceiros sofrerem as consequências dos seus atos, porque o pior peso é o da consciência pesada( com exceção dos psicopatas), quando deitam a cabeça no travesseiro. Afaste-se definitivamente dos trapaceiros. Nunca conceda uma segunda chance.

2 comentários:

  1. Todos os pontos citados estão ótimos, mas o número 11 é fundamental. Enriqueço o "vender fiado" com aceitar cheque pré-datado, ou simplesmente aceitar cheques por exemplo, porque cheques antigamente era uma ordem de pagamento. Hoje em dia é uma "promessa" de pagamento. Primeiro você tem que acreditar que vai receber, depois, pode ser que a promessa seja cumprida ou não. Quanto a aceitar pré-datado, pior. Aí entra o que foi descrito no item 11. Quem nao tem pra te pagar hoje, nao vai ter amanha...
    Perfeito!
    Palmas!
    De pé!
    Não aceito mais cheques no meu consultório. De tipo algum...

    ResponderExcluir
  2. Pagar à vista é a melhor escolha para o comprador e o menor risco para o prestador de serviço. A venda fiado foi uma invenção que levou as pessoas ao calote, ao endividamento, a rixas, a golpes. No meu consultório, o pagamento é à vista sempre. Se o paciente não tem dinheiro para pagar, existem serviços gratuitos que podem fornecer o atendimento. Fazer caridade com o fruto do nosso trabalho é empobrecermos nossas qualificações. É darmos o mau exemplo do crédito fácil( coisa que banco faz e endivida pessoas), algo que aconteceu na concessão de empréstimos "subprime" nos EUA e causa a crise econômica mundial. Vender fiado é uma tentativa de agradar o cliente, mas cujo resultado final é o desagrado de ambos, com rompimento de relações. Portanto, nunca venda fiado!!!!!!!! Essa é a decisão mais inteligente! Abraço!

    ResponderExcluir