sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Sorte, Acaso e Mudanças

Existe sorte? Existe o acaso?É possível haver mudanças? Se associarmos esses três conceitos podemos concluir muitas coisas. O que falta às pessoas é a capacidade de pensar. Pensar é uma habilidade rara. A maioria das pessoas tem pensamentos. E eles não são nada positivos!(rsrs). O mundo espera que as pessoas não pensem. Parece até discurso esquerdista, que eu escutava quando criança. Falavam em "massa de manobra". Eles tinham razão! Era um pensamento verdadeiro. Mas não acho que esquerdistas pensem somente porque escolheram o pensamento correto!
Existe sorte? O que é sorte? Sorte é acontecer alguma coisa boa , que nos beneficie, sem que tenhamos condições de explicar de maneira coerente a causa do ocorrido. Quanto mais desinformados e ignorantes sobre o mundo e as pessoas, mais tendemos a buscar explicação na sorte. No início dos tempos, eram o deuses, os pajés, agora se resume à sorte. Sorte é a palavra que denota a ausência de explicações racionais e comprováveis para um resultado benéfico! No mundo científico , preferimos o acaso! Acaso é um evento ou eventos sem que possamos identificar a cadeia causal originária. Que tal pensarmos em acaso positivo ? Sorte é o acaso positivo! E azar é o acaso negativo! Mas e a lei de causa e efeito? Será que tudo precisa de uma causa? Se precisa de uma causa, precisamos sempre identificar essa causa ou podemos nos contentar com o resultado?
É possível haver mudanças? Essa é a pergunta mais fácil de responder. Claro que sim. Olhe para você hoje. Como você era dez anos atrás? Você mudou? Algumas pessoas menos autoconscientes preferem exemplos externos, não é mesmo? Então, observe o presidente Lula. Você acha que ele mudou? E não estou falando da barba branca. Falo de todo o restante que não é barba branca. Inclusive o fato de ele pensar!

Um comentário:

  1. Concordo! Realmente falta a maioria das pessoas a capacidade de pensar independente e coerentemente! É lamentável isso. E o nosso sistema de ensino não estimula o desenvolvimento dessa importante capacidade. Fala-se muito em crescimento econômico do país, de investimento em várias áreas, mas não há um comprometimento real com a educação. Como o Brasil deixará de ser um país subdesenvolvido se continuar a "formar" pessoas subdesenvolvidas?Parece que estão querendo resultados sem causa.

    E é possível ir além nessa discussão porque sem desenvolver nas pessoas a capacidade de pensar coerentemente não é só o desenvolvimento econômico do país que é prejudicado, mas também influencia áreas como saúde e segurança pública.

    Como?Pessoas incapazes de pensar são incapazes de cuidar da própria saúde e alimenta-se a ideia que quem cuida da saúde não é a própria pessoa, mas o médico apenas. Ambos tem papel importante nisso.

    E a segurança pública?Pessoas incapazes de pensar e serem responsáveis pela próprio sustento podem apelar para criminalidade em momentos difíceis.Claro que a falta de educação não é o único fator para a criminalidade, mas é um fator importante.

    Nosso país conta demasiadamente com a sorte.

    ResponderExcluir