quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Drogas, Álcool e Violência



A Fórmula da Inteligência examina o tópico Drogas, Álcool e Violência.


Ampliando a Percepção Acurada(P): Vamos ao dicionário ampliar a nossa compreensão sobre o termo "drogas": " Substâncias que podem alterar o estado de consciência" ; " coisa de pouca utilidade ou cuja aplicação se desconhece"; " designação geral de toda substância usada em química, farmácia"; "Nome dado a narcóticos, entorpecentes", "substâncias que deixam atônito", "atônito= assombrado de susto ou admiração"; "sinônimo de medicamento".


A Fórmula da Inteligência investiga esses três tópicos correlacionados. Referimo-nos às drogas que causam alterações no estado de consciência, coisa de pouca utilidade, com efeito de deixar as pessoas atônitas( assombradas). Não nos referimos aqui a medicamentos( drogas de uso médico). Deixar uma pessoa" assombrada" é cobri-la de sombras, aterrorizada, apavorada. E esses efeitos são produzidos pela maioria das drogas de abuso, que causam destruição na sociedade. A busca de drogas tem sido mais antiga que a própria humanidade. Entre os objetivos para tamanha fascinação está a "alteração do estado de consciência". Livros foram publicados exaltando as propriedades libertadoras( ?) das drogas, ampliando a consciência(?). Existem empresas que defendem a liberalização do LSD para fins( que fins mesmo?), a liberalização da maconha. Nesse caos de dependência e interesses maléficos, a desinformação fomenta armadilhas que capturam mais vítimas todos os dias. As drogas prometem alteração de consciência e causam-na. Mas o efeito colateral( o preço a pagar) é demasiado alto para usufruir de alteração da consciência.O preço é a dependência química e a destruição das capacidades mentais e sociais. A violência está intimamente relacionada com o tráfico e consumo de drogas. O índice de recuperação é baixo ( em torno de 25 %). Portanto, a Fórmula da Inteligência revela que a melhor alternativa é não experimentar drogas! Existem outros caminhos para alterar a consciência sem os prejuízos e riscos das drogas!

O Álcool é a porta de entrada para outras drogas. Utilizado amplamente em eventos sociais, abusado por pessoas com timidez patológica, é responsável pela alteração de consciência mais permissiva que existe, aquela aceita socialmente. Com o álcool observamos a destruição dos lares, o aumento da violência física, das doenças mentais, os acidentes automobilísticos, os comportamentos criminosos. O álcool é a droga mais perigosa que inventaram!!!! Obviamente que há uma larga diferença entre cocaína, heroína, maconha, LSD, ectasy e o álcool. Mas analisados do ponto de vista " de coisas de pouca utilidade", podemos englobar todos esses grupos no cesto de "porcarias".

Imaginem que nosso corpo é uma máquina perfeita. Ela sofre os estresses do caminho( o passar dos anos). Agora comece entupir o tanque de gasolina com cocaína, heroína, o carburador , com a fumaça da maconha( coloque o cigarro também), injete nos sistemas eletrônicos( cérebro) LSD, heroína. Qual a possibilidade do seu corpo percorrer longas distâncias? O seu potencial de sobrevivência e longevidade( com qualidade de vida) se reduzem drasticamente. Esse preço é alto demais por algo tão vago como " o prazer transitório da alteração do estado de consciência", "a busca despropositada do prazer pelo prazer", " a fuga da vida", " dar um tempo para cabeça", "relaxar um pouco".


A Fórmula da Inteligência revela que pessoas usuárias de drogas sobrevivem em níveis inferiores de existência, com a intoxicação de suas células, sujeitos a reações violentas, que aumentam os danos fatais para si e para a sociedade. A alternativa primária é " nunca experimentar drogas". A alternativa secundária é proceder a desintoxicação das pessoas usuárias, afastando-as definitivamente das companhias que usam, modificando os seus valores em busca de comportamentos saudáveis e observância disciplinada de um código de ética intransigente quanto a nova experimentação de substâncias. A alternativa terciária é a utilização de recursos espirituais( nos moldes do AA), onde a busca da transcendência é o único caminho capaz de contra-reagir ao poder escravizante das drogas!

Em 2009, na cidade de Santa Maria-RS, 39 pessoas foram assassinadas. Em 15 casos o motivo foi ligação com drogas! Em 12 casos o motivo foram rixas ou briga( quanto de alguma droga envolvida?). Extrapole isso para o mundo, descobriremos que a epidemia das drogas é o principal motivo para a explosão de violência que ceifa milhares de vidas a cada minuto.


A Fórmula da Inteligência revela que o caminho mais seguro no combate às drogas é desistimular os usuários a usarem! A caça aos traficantes é uma medida falha, que nunca demonstrou eficácia. E para desistimularmos os usuários a usarem, não podemos considerar os usuários vítimas dos traficantes, como é o pensamento corrente! A liberalização das drogas é " mais um tiro no pé", pois vai aumentar o contigente de usuários, aumentando o número de dependentes e com isso mais violência direta e indireta decorrerão dessa insanidade. Não existem drogas leves, se elas afetam o juízo crítico das pessoas, de maneira aguda ou cumulativa.


Os governos lutam contra as drogas e perdem repetidamente. O motivo? A aplicação de estratégias ineficazes, a escolha dos alvos errados e falta de autocrescimento mental e espiritual das pessoas. As estratégias ineficazes são aumentar a violência policial contra a violência dos traficantes, pois o alvo verdadeiro são os usuários. A falta de autocrescimento mental( transtornos mentais e de personalidade) e espiritual( ausência de valores transcendentes) leva uma multidão a buscar gratificação prazerosa em drogas vazias de significado. O prazer imediato é substituido pela dor da abstinência e a escravidão da dependência. Conseguiremos erradicar o uso de drogas um dia? Não! Podemos reduzir o consumo das camadas pouco evoluídas do planeta a níveis controláveis, para o proteção da maioria, se , e somente se, as soluções eficazes forem instituidas em nível global. Até lá haverá a piora crescente das condições do planeta.


A Fórmula da Inteligência revela que a violência é sempre catalisada por drogas, se investigarmos acuradamente. Não haverá a diminuição da violência sem o controle rigoroso das drogas! Todos os outros discursos politicamente corretos que envolvem índices econômicos e de desenvolvimento humano são "cortina de fumaça" para negar os verdadeiros responsáveis por essa pandemia destrutiva.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Desestabilize uma pessoa



A Fórmula da Inteligência investiga hoje a Perturbação mental, a Insanidade, a Desestabilização emocional.


Ampliando a Percepção Acurada(P): Insanidade pode ser qualquer transtorno mental que afeta as funções mentais e cerebrais. Não precisamos fazer esforço algum para que a pessoa acometida fique desestabilizada. Quero falar de maneiras diretas ou indiretas que as pessoas e o mundo afetam a sanidade mental de outras pessoas. Vamos usar perturbação mental ou desestabilização emocional. Como fazemos isso? Eu não vou fazer isso, já que faz parte do meu código de ética tratar esses estados emocionais perturbados e não causá-los! Mas para que você compreenda como isso acontece( e proteger-se) , vou abordar os mecanismos subjacentes à produção de insanidade, desestabilização emocional e perturbação mental.

Para perturbar mentalmente uma pessoa( desestruturá-la mentalmente), basta que alguém( voluntaria ou involuntariamente) puxe o tapete dessa pessoa. A pessoa confiava naquele tapete que estava na base de seus pés. De repente alguém puxa aquele tapete e a pessoa sofre um tremendo tombo, bate a cabeça , o dorso, fratura uma costela. Pronto! Acabamos de causar uma perturbação mental e física! Uma pessoa está se comunicando com outra, cria uma afinidade( aproximação, vínculo afetivo). De repente , a outra pessoa desliga o celular, não fala mais com aquela pessoa( corta os canais de comunicação), quebrando a afinidade construída. Pronto, causou um tombo emocional, por negar a continuidade da comunicação afetiva e a confiança interacional! Uma pessoa está trabalhando, dando o melhor de si. De repente, o chefe chama esse funcionário e anuncia a demissão. Pronto! Esse funcionário fica em estado de choque! Não esperava ser demitido. Afinal de contas, ele dava a sua vida nesse trabalho e agora fica sem chão! Um relacionamento conjugal vai bem( aparentemente). O marido ou esposa arruma outro candidato ao cargo, abandonando o relacionamento! Pronto! Mais um tombo afetivo produzindo perturbação mental!

A Fórmula da Inteligência revela que toda a perturbação mental cursa com confusão mental, em decorrência da quebra de alguma estabilidade. Não houve tempo de preparação para aquilo que ocorreu. Assim podemos incluir os acidentes, as perdas súbitas, as traições humanas. O referencial estável desapareceu. A pessoa fica atordoada mentalmente. E isso gera sofrimento mental e físico, podendo desencadear doenças mentais e físicas, se medidas emergenciais não forem tomadas.

Obviamente que a maioria das pessoas, por não usarem a Fórmula da Inteligência, não dispõe desse conhecimento que agora revelamos. Por isso são agentes de perturbação mental na vida de outras pessoas. Se você quer ser alguém mais responsável na vida, procure causar nas pessoas somente aquilo que elas são capazes de lidar com o mínimo( ou nenhum) sofrimento. Assim você estará contribuindo para a sanidade mental do mundo.

A ausência de trabalho( um referencial de contribuição e propósito na existência) aumenta a confusão mental e , portanto, a insanidade. Deixar as pessoas desocupadas, curtindo a ociosidade é uma maneira de aumentar a criminalidade e a insanidade. O livro de Domenico de Masi( "O Ócio Criativo") não funcionu simplesmente porque não existe ócio criativo. Pesquisas demonstram que as pessoas estão mais felizes no trabalho( estado de fluxo ou flow), do que tirando férias eternas no caribe( ou qualquer equivalente paradisíaco ). Pessoas que querem ficar afastadas do trabalho porque estão doentes mentalmente deveriam voltar ao trabalho o mais rápido possível para recuperar a sua sanidade mental!!!!

Quer triturar uma pessoa mentalmente?. Enfoque os defeitos e esqueça as qualidades. Toda vez que você fizer isso, a pessoa vai afundando emocionalmente a ponto de se considerar um fracasso, entrando num estado de desistência aprendida.( Pesquisas comprovam isso com ratinhos. Depois de tomarem tantos choques, eles desistem de tentar). Famílias fazem isso com seus membros, chefes fazem isso com seus colaboradores, cônjuges fazem isso com cônjuges. O resultado vai ser mais perturbação mental, insanidade e uma incapacidade de recuperação a longo prazo. Essas descobertas explicam o baixo estado emocional da nossa sociedade e a desistência das pessoas de melhorarem.
Toda vez que você estiver perdido na vida, o seu referencial foi atacado ou removido por outra pessoa ou pessoas e aquilo que você acreditava foi enfraquecido a ponto de você ser nocauteado( temporariamente ou definitivamente) por essa condição inesperada. A resposta é aprender com os golpes e proteger-se deles, através da aplicação da Fórmula da Inteligência.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Burocracia= Burrice?



A Fórmula da Inteligência avalia hoje a burocracia.


Ampliando a Percepção Acurada(P): Segundo dicionário, burocracia é "classe de funcionários públicos", "influência dos empregados na vida administrativa de um país", " administração de negócios públicos por hierarquia de funcionários", " administração com excesso de formalidades".


A burocracia é o sistema de governo da administração pública, baseada na hierarquia, no excesso de formalidades, na influência de empregados na vida administrativa de um país.


A burocracia é necessária? Sim, principalmente para que existam cargos a serem preenchidos( cabide de emprego político). Quanto mais burocracia, mais pessoas envolvidas com papéis e assinaturas e assim mais pessoas cumprindo o seu papel na estrutura hierárquica. Na história, muitos governos criaram cargos e títulos honoríficos justamente para conceder uma função ou ocupação para os amigos e inimigos da corte, a fim de mantê-los controlados. Então, para quem é funcionário público é uma maneira de ganhar honestamente o salário. Em troca, os funcionários públicos facilitam a nossa vida fazendo "atividades chatas"( burocráticas) para nós! O problema é que fazer as atividades chatas para nós ficou em segundo plano, por isso a burocracia! Não há interesse em agilizar nada, pois o salário é garantido! Não é preciso provar competência( é um concurso), apenas não cometer uma falta grave que resulte em demissão! Que tipo de motivação vai existir numa estrutura que é morosa, sem metas, garantida e sem muito propósito pessoal? Respondo : nenhuma! Por isso existem tantos funcionários públicos desmotivados, depressivos, insatisfeitos. Por outro lado, dependendo da personalidade, é até uma opção de carreira, pois a pessoa quer a segurança do salário e uma boa aposentadoria! Os concursos viram um chamariz por causa dessas duas promessas, já que a iniciativa privada paga menos e exige o cumprimento de metas!

A Fórmula da Inteligência demonstra que existem pessoas com perfil empreendedor que passam num concurso público e logo ficam frustradas. Isso ocorre porque tentam imprimir um ritmo anti-burocracia e isso é nadar contra a correnteza. Em estruturas hierárquicas, verticalizadas, as mudanças precisam vir do topo e não do fundo. Os executores( fundo) são somente operacionais, isto é, fazem a máquina andar, mas não escolhem o tipo de funcionamento para a máquina. Tentar qualquer inovação, criatividade em estruturas hierárquicas é um fracasso total. Somente em estruturas horizontais, onde a hierarquia se dilui( empresas modernas), que existe espaço para a criatividade e autodesenvolvimento. Nas estruturas hierárquias existem os chefes( nomeados) e os subalternos. Nas estruturas modernas( não hierárquicas) existem os líderes( escolhidos), que delegam o trabalho para proto-líderes, que irão aplicar toda a sua criatividade para fazer a empresa crescer e ainda se realizarem pessoalmente. Nas estruturas hierárquicas públicas há segurança , monotonia e marasmo. Nas estruturas privadas há insegurança, desafios e possível demissão! A escolha é sua!

Quando recebo alguém no consultório e pergunto a profissão , a pessoa me diz "funcionário público". Então faço a segunda pergunta, "sim, mas o que você faz?" Pessoas que respondem funcionário público já estão tão acostumadas a serem peças na engrenagem , que até na linguagem se satisfazem com o cargo "funcionário público". Não fazem questão de esclarecer que tipo de diferença fazem, quais as atribuições, talentos e capacidades! Estão tão entorpecidos que se satisfazem em ser algo incompreensível no mar chamado " funcionário público".

Pessoas com perfil empreendedor serão péssimos funcionários públicos. E pessoas com perfil de funcionário público serão péssimos empreendedores( precisarão de um chefe). Defina o seu perfil profissional. Isso é determinante na sua qualidade de vida. Se você está insatisfeito, verifique se o seu trabalho está alinhado com a sua escolha profissional, de acordo com o seu perfil pessoal. Empreendedores gostam de palavras como liberdade, criatividade, autonomia, renda, viagens, desafios, escolhas. Funcionários públicos se estimulam com palavras como segurança, garantias, estabilidade, salário, aposentadoria, organização, décimo terceiro, férias( férias por favor!).


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Maior Obstáculo ao Sucesso!

Se você não lembra da Fórmula da Inteligência, aqui vai: I= P- T, sendo que P= Percepção Acurada(P) e T= Trapaça. A não aplicação da Fórmula da Inteligência na sua vida é o principal responsável pelo seu insucesso! A insuficiência da aplicação da fórmula vai produzir resultados aquém do esperado, gerando problemas e a ausência de soluções viáveis. Não me admira que tantas pessoas sejam infelizes, insatisfeitas nas relações humanas e nas suas profissões. Não me admira que tantas pessoas se queixem, reclamem e se sintam vítimas da vida!
O principal obstáculo é a não aplicação da Fórmula da Inteligência! O principal obstáculo da não aplicação da Fórmula é a influência de psicopatas!!!!!!!!!!!!!!!!! Os psicopatas são também conhecidos como personalidades antissociais!!!!!! A Fórmula da Inteligência aplicada a esse tópico revela que a existência de personalidades psicopáticas( antissociais) influenciando as pessoas na sociedade é a causa do retrocesso da evolução humana!!!!!!!! Em cada 10 pessoas, duas possuem comportamentos antissociais que bloqueiam a evolução humana, as boas relações, a prosperidade, enfim o sucesso!!!!!!
O psicopata é um imã, um magneto, que emite ondas eletromagnéticas de dominação e influência peçonhenta!! Se uma pessoa vibrar na mesma frequência de onda, vai ser explorada, subjugada, destruida, ou usando um termo técnico: SUPRIMIDA!!!!! Pessoas influenciadas por psicopatas nunca terão saúde física e mental! Pessoas suprimidas por psicopatas estarão sempre sobrevivendo na escala mais baixa do bem-estar. Nunca terão sucesso, nem em 100 anos!!!
O psicopata destrói a aplicação da Fórmula da Inteligência pela invalidação da Percepção Acurada(P) , nublando qualquer percepção verdadeira( pelo efeito manipulativo dos sentidos e das emoções) e pela aplicação deliberada da trapaça, produzindo o emburrecimento das vítimas. Amplificando para a sociedade, temos 80 % de pessoas sociais sofrendo a ação maligna de 20 % de psicopatas!!!!!! Temos no Brasil, então, 34 milhões de psicopatas!!!! Qual a chance da sua vida estar sendo magnetizada por um ?!
A aplicação da Fórmula da Inteligência é o antídoto para neutralizar os psicopatas. Para aquelas pessoas já magnetizadas, o ÚNICO REMÉDIO É A DESCONEXÃO ABSOLUTA DESSAS PESSOAS! Todo o resto de tentativas é inútil!
Como identificar um psicopata:
Pessoas que criticam sem oferecer soluções
Pessoas que levam vantagem em tudo
Pessoas que exploram o direito dos outros
Pessoas que produzem loucura e insanidade por onde passam, e mantém a máscara de calma e serenidade.
Pessoas que culpam os outros, nunca assumindo responsabilidades
Pessoas fofoqueiras, que omitem as fontes de informações- "disseram, fiquei sabendo..."
Pessoas que abusam de substâncias
Pessoas que dependem financeiramente dos outros( Se encostam numa vítima)
Pessoas que são sedutoras , mentirosas, dissimuladas, agressivas
Pessoas que se fazem de vítimas para dar um golpe ou manter uma relação de exploração
Pessoas superficiais
Pessoas que se consideram o máximo( egocêntricas e megalomaníacas)
Pessoas frias e impulsivas
Pessoas que demonstram agressividade física e verbal
Pessoas que não produzem no mundo, só sugam!!!!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fórmula da Inteligência aplicada ao Tópico VII

O assunto hoje é Ética. O que significa Ética?
Ampliando a Percepção Acurada(P): Ética vem de do latim "ethica", significando " conjunto de regras de conduta". Devemos diferenciar de moral, que vem do latim " moralis", que significa "que procede com justiça", "bons costumes". Devemos diferenciar de Justiça , que significa "em conformidade com o direito", "lei penal", "poder judicial".
Ética é diferente de moral, que é diferente de justiça, apesar das pessoas confundirem os termos, simplesmente porque não buscam a definição exata no dicionário. Hoje nos interessa a ética. A Fórmula da Inteligência indica que o assunto "Ética" é extremamente importante na vida de todos nós. A melhor definição funcional de ética é "respeitar os limites da conduta humana" ou " aplicar a melhor solução que beneficia o maior número de pessoas numa questão controversa." A Ética é tão importante que necessitamos edificar um código de ética. A ética é um conjunto de condutas e valores individuais, que orientam a nossa conduta e mais importante que isso nos resgatam em momentos que fatores alheios à nossa vontade nos derrubam. Pessoas sem um código de ética estão em plena confusão na vida, sem saber o que fazer, por que fazer e para onde ir. Mais do que aprender filosofia, geografia, matemática e matérias inúteis para a vida, o aprendizado da Ética é imperativo. Toda vez que encontramos um problema gerador de conflito entre pessoas, países, comunidades, estamos diante de alguma insuficiência de ética.
Os códigos morais variam com a cultura e o tempo. São inerentes às civilizações e sociedades. Podem ser úteis ou inúteis, aceitáveis ou parecerem bizarros. A Ética é vital para a longevidade das civilizações , das profissões, relações humanas. O desvio do código de ética pessoal leva a perdas que produzem mais perdas, numa espiral descendente, em que a pessoa justifica o ato antiético, incorrendo em novos atos antiéticos, até chegar num ponto em que está imerso numa conduta antiética perene. Ao chegar nesse estágio, a criação de um código de ética e segui-lo à risca é a única maneira de se resgatar. Através da autodisciplina para corrigir os desvios e oferecer "desculpas" para os atos errados e permissivos.
Justiça é aplicação de correções externas toda vez que a ética pessoal falha. Pessoas sem código de ética estão vulneráveis a atos danosos ao bem-estar da sociedade e precisam da Justiça para corrigi-los e puni-los. Se queremos desafogar o sistema jurídico, precisamos ensinar ética para as pessoas. Introjetando ética em suas condutas, elas deixam de cometer atos danosos, desobrigando o sistema judicial de vigiá-las e puni-las. A Fórmula da Inteligência indica que a melhor proteção para os filhos e futuras gerações é o ensino e treinamento do código de ética pessoal.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Fórmula da Inteligência aplicado ao Tópico VI



O tópico hoje é Intelecto, Inteligência, QI. É possível aumentar a inteligência? Qual a marca patognomônica( que define, em linguagem médica um possível diagnóstico) de um baixo intelecto, independentemente do QI?


Ampliando a Percepção Acurada(P): A primeira questão é fácil de responder. Se você está acompanhando o blog, já percebeu que é possível aumentar a inteligência( e o QI), aplicando a Fórmula da Inteligência. Vamos a segunda questão. Qual a marca de um baixo intelecto? Intelecto significa " entendimento"," inteligência", " faculdade de compreender", vem do latim "intellectu "- conjunto de faculdades intelectuais. Vamos ampliar a percepção. Se intelecto é o conjunto de faculdades intelectuais, qualquer alteração nas funções mentais afetará , cedo ou tarde, o intelecto. Pessoas que não escutam as outras, não vão "compreender", não terão "entendimento", portanto, terão baixo intelecto. Simples, não? Tudo é simples na medida que entendemos. Nem sempre as coisas importantes são complexas. A marca da inteligência é simplificar coisas, sem necessariamente perder a essência. A Fórmula da Inteligência faz justamente isso, descarta o desnecessário e focaliza no essencial. Portanto, a marca do baixo intelecto é a incapacidade de ouvir outras pessoas. Quanto mais baixo o intelecto de uma pessoa, mais ela( e) discorda dos outros. Já conversou com alguém que invalida tudo que você fala? Você explica, explica e ela(e) não dá a mínima bola. Você fala com as paredes. Você prova com evidências e ela( e) diz..." mas, ...mas, ...mas.... Pessoas com intelecto de alto calibre não usam a palavra "mas" com frequência. Pessoas com baixo intelecto abusam da palavra "mas" e outros advérbios adversativos.


Excluindo hipóteses falsas:


Alto QI significa um intelecto de alto calibre. Falso. A pessoa pode ter um alto QI numa área técnica e ser pouco habilidoso em outras áreas. Nas áreas que ele não entende, procura discordar dos outros ou nem se interessa em aprofundar o entendimento.


Quanto mais alto o intelecto, mais a pessoa permite as outras pessoas expressarem seus pontos de vista. Verdadeiro. As "pessoas do contra" têm baixo intelecto, independentemente do QI.


Pessoas de alto intelecto aceitam as mudanças. Verdadeiro. As pessoas intelectualmente bem dotadas estão na vanguarda das mudanças, fazendo descobertas e liderando grupos.


Identificamos pessoas de baixo intelecto com mais facilidade do que pessoas de alto intelecto. Verdadeiro. Pessoas com retardo mental grave são óbvias. Pessoas com retardo mental leve são percebidas numa conversação normal. Pessoas de alto intelecto podem parecer estranhas, a não ser que o seu intelecto consiga abarcar o pensamento dessas pessoas.


É possível desenvolver o intelecto. Verdadeiro. Através da aplicação sistemática da Fórmula da Inteligência, podemos transformar qualquer pessoa de QI dentro da média em alguém extremamente inteligente em 1 a 2 anos. O primeiro passo para desenvolver a inteligência é reforçar o intelecto através da escuta ativa e a da ampliação da Percepção Acurada(P), ensinada no blog.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fórmula da Inteligência aplicada ao Tópico V



Hoje vamos falar sobre Felicidade. Que pretensão a nossa, hein? O que é Felicidade ? É possível ser feliz?


Ampliando a Percepção Acurada(P): Palavra que vem do latim "Felicitas", que significa " concurso de circunstâncias que causam ventura"; "estado de pessoa feliz"; "sorte"; "Ventura", "bom êxito". Vamos ampliar mais a percepção. Definimos agora Ventura: "Fortuna Próspera"; Destino , acaso"; "Risco , perigo"; A definição de pessoa feliz: "pessoas que pela sua riqueza e modo de viver são julgadas felizes, os ricos";" próspero, favorável"; "Contente, satisfeito"; "abençoado"; " que tem muita sorte".


O próprio dicionário encontra dificuldade para definir acuradamente o que é ser feliz. Isso demonstra que se trata de um tema que permite uma imensidão de interpretações. Aplicando a Fórmula da Inteligência podemos dizer a Felicidade é um estado, não uma característica permanente. É um estado pessoal. Cada pessoa vivencia a felicidade de maneira única, como uma impressão digital. Pelas definições diversas do dicionário, existem equívocos na interpretação da felicidade. Por exemplo, segundo o dicionário, Felicidade é um concurso de circunstâncias que causam ventura". Será mesmo? Isso quer dizer que a Felicidade depende de circunstâncias? Internas e externas? Sorte? Existe sorte? Ventura significa " Fortuna Próspera". Quer dizer a Felicidade depende de bens materiais? Ou é um outro tipo de Fortuna e Prosperidade? Felizes são os "ricos"? Felizes são os contentes? Os satisfeitos?

A Fórmula da Inteligência demonstra que a Felicidade é um estado transitório de bem-estar pessoal, que não depende de bens materiais , nem de sorte. Se dependesse de bens materiais, uma criança não poderia ser feliz. Ela ainda nem foi apresentada à cedula de 100 reais. Mesmo assim, ela corre pelas ruas, toma banho de chuva, encanta-se com o arco-iris multicolorido, chora com o pássaro abandonado pela sua mãe, emociona-se com as brincadeiras dos seus sonhos. Não, a Felicidade independe de bens materiais. Estudos mostram que o aumento de renda deixa uma pessoa "feliz" por pouco tempo, uns três meses. Pessoas que ganham na loteria não se consideram mais felizes que a população em geral depois de passada a "alegria" inicial. Então, o que determina a Felicidade? Um estado transitório de bem-estar por estar fazendo algo que causa satisfação( estado de fluxo ou Flow). É o que você faz que o deixa feliz, não o que você tem ou é. Que ótimo isso, não? Qualquer pessoa pode começar a fazer algo diferente hoje e estar feliz! Se fosse o estado de ser( beingness), uma pessoa tetraplégica teria dificuldade de ser feliz. E depois de passado o "susto e a tragédia" iniciais, a maioria se readapta e consegue ser feliz outra vez ou pela primeira vez.

A Fórmula da Inteligência demonstra também que muitos fatores impedem uma pessoa de ser feliz. Isso é diferente. A única coisa determinante para uma pessoa ser feliz é o que ela faz. O que impede uma pessoa de ser feliz são muitos fatores: falta de dinheiro que a impeça de atender as necessidades básicas, falta de saúde que a impeça de usufruir das suas capacidades de fazer algo, a decisão errônea de focalizar no negativo, negligenciando as inúmeras bençãos que já usufrui em nome de "uma busca irrefreável de algo melhor", a desistência dos sonhos diante de perdas infligidas pela vida. Uma criança é feliz, não porque o mundo é diferente para ela, uma criança é feliz porque ela não tomou a decisão de focalizar no negativo( ela não se preocupa com imposto de renda e convenções sociais) e perder a beleza da vida. Ela ainda não tem perdas acumuladas. Para um adulto ser feliz, ele precisa ter sonhos ativos e persegui-los. Ele precisa ter uma atitude mais contemplativa( estar preparado para as perdas inevitáveis da existência) e decidir focalizar somente os ganhos. Ou os ganhos ocultos nas perdas. Toda a felicidade que existe ou existirá transitoriamente está dentro de cada pessoa, esperando para ser evocada. Não possui relação alguma com circunstâncias externas, mas com circunstâncias internas. Você pode tomar a decisão de ser a pessoa mais feliz que deseja ser, se lidar com as perdas inevitáveis da vida e fizer as ações que lhe deixam em estado de fluxo(flow). Voltar a ser aquela criança que tinha sonhos de transformar o mundo, que se encantava com os mistérios e a beleza da existência. Toda a infelicidade que existe é a decisão pouco inteligente de afastar-se dos sonhos de infância!


Exclusão de Hipóteses Falsas:


A Felicidade é um estado permanente. Falso. A Felicidade é um estado transitório, que depende do fazer, não do ter ou do ser.


A Felicidade depende de circunstâncias externas. Falso. A interpretação das circunstâncias externas determina as repercussões sobre a capacidade de vivenciar a felicidade.


A Felicidade é ilusão, ninguém consegue ser feliz. Falso. A Felicidade é possível, quando uma pessoa resgata a sua criança interior e investe em fazer o que ama!


O dinheiro não traz felicidade. Verdadeiro! O dinheiro é algo externo. Pode trazer alegria, mas não felicidade. Sua influência sobre a infelicidade se faz mais pela ausência, do que pela presença. A falta de dinheiro e de saúde comprometem a capacidade de fazer, o que afeta a capacidade de ser feliz.


Ser feliz não deveria ser uma meta. Falso! Deveria ser uma meta, porque toda meta mobiliza a atenção. Nós nunca poderemos alcançar algo que não focalizamos.


A busca de Felicidade eterna é uma ilusão! Verdade! Pessoas que não conhecem os ritmos da vida pensam que a Felicidade é algo permanente. Não, a Felicidade é um estado transitório, que precisa ser fomentado todos os dias.


Ser ignorante é melhor para ser feliz. Falso. A Felicidade é um estado inteligente de existência. Nenhuma pessoa consegue ser feliz na ignorância. Demanda mais esforço para compreender e ser mais feliz e demanda menos esforço para ser ignorante e estar mais infeliz.




sábado, 16 de janeiro de 2010

Fórmula da Inteligência aplicada ao Tópico IV


O assunto hoje é Competência Profissional. Será que o fato de uma pessoa ter um diploma a credencia para atuar em determinada área profissional? Como diferenciar?


Ampliando a Percepção Acurada(P): O primeiro passo para entendermos esse tópico é definirmos os termos. Competência, segundo o dicionário, é "capacidade, suficiência", " atribuições", do latim " competentia", que significa "capacidade legal", " faculdade para apreciar e resolver qualquer assunto", " aptidão, idoneidade"; e Profissional, "relativo à própria profissão".

Se levarmos em conta as definições, uma pessoa que possui um diploma de médico, possui competência profissional para atuar na área. Pois basta ter o diploma, que significa "capacidade legal" para exercer a profissão. Mas a pergunta que desejamos responder é mais acurada. O fato de ter uma capacidade legal significa " aptidão , idoneidade e resolver qualquer assunto"? Trago essa questão por dois motivos: o primeiro é para que vocês fiquem mais inteligentes na escolha do profissional que vai cuidar do maior bem que temos, a saúde! Segundo, como há interesses além do desempenho profissional, ajudar as pessoas as escolherem médicos ( e outros profissionais) que respeitem a ética. Vale lembrar que ética é "o estudo e aplicação das melhores condutas nas relações humanas." Pessoas desinformadas e crédulas( que não aplicam a Fórmula da Inteligência) se deixam iludir por profissionais antiéticos. Esses profissionais invadem a área dos outros colegas, " sem aptidão, idoneidade e condições técnicas de resolver o assunto" em questão, inerente a uma especialidade , quem não a deles. Nem sempre há má-intenção por trás, mas muitas vezes há. Cabe ao paciente ampliar a sua percepção para escolher o melhor profissional em cada área. Isso se faz aplicando a Fórmula da Inteligência. Como médico, posso avaliar a questão de dentro desse mundo profissional. Posso responder com total convicção que o fato de ter um diploma não significa capacitação profissional, muito menos ética. Ontem mesmo atendi uma paciente pela primeira vez que já estava tomando o quarto antidepressivo( prescrito por dois cardiologistas e um endocrinologista). Imaginem se eu, psiquiatra , resolvesse invadir as áreas dos colegas, como eles fazem! Mas não sou louco, conheço os meus limites. Mas o meu diploma me dá "capacitação legal" para fazer isso. Mas eu conheço os meus limites e respeito as áreas profissionais. Isso deveria ser um marcador na escolha dos médicos. A Fórmula da Inteligência demonstra que um critério bastante confiável na seleção de médicos é avaliar a sua conduta ética. Se um médico é antiético com um colega, o que sobra para o paciente? Certamente vai se comportar da mesma maneira( ou pior), já que domina o conhecimento! E a conduta antiética vai contaminar o serviço técnico cedo ou tarde! Não precisamos esperar que a mídia divulgue médicos que esquartejam pacientes, dopam crianças ou assassinam outros para ficarmos mais inteligentes na hora de escolher um especialista. Basta olharmos a conduta ética e a trajetória profissional. Fique atento!


Exclusão de hipóteses falsas:


O diploma não é a garantia de competência profissional. Verdade. Existem profissionais que têm um diploma e são legalmente capacitados , mas incompetentes na prática. A prática e a conduta ética diferenciam os profissionais no mercado.


A opinião de outros pacientes deve guiar a escolha. Não. A opinião é apenas um ponto de vista que não nos garante confiabilidade. Você pode receber a orientação de um paciente crédulo, que vai induzi-lo a consultar um médico incompetente. Serão duas pessoas crédulas, na mão de um profissional incompetente. O segredo é escolher por si mesmo.


Existem profissionais que estão mais interessados em outros aspectos que não a profissão. Verdade! Perceba se o seu médico( ou outra profissão) gosta do que faz ou é apenas um instrumento para obter resultados para si, seja financeiro ou outros.


A conduta antiética é o melhor marcador para avaliar um profissional. Verdade! A conduta ética demonstra a postura do profissional. Se ele é antiético com um colega ou paciente de maneira repetida, isso vira um padrão de comportamento. Decida se quer colocar a sua saúde na mão desse profissional.


É possível separar a conduta profissional da pessoal. Verdade! Alguém pode ser um bom profissional e ter problemas pessoais. Mas não podemos separar a parte pessoal da profissional. Um profissional nunca será melhor do que as suas características pessoais permitem. No antigo ditado, " nunca poderemos ter um bom resultado com uma pessoa de má conduta."


Pacientes muito passivos ou muito "donos da verdade" estão sujeitos a contratar profissionais desabilitados para a tarefa. Sim, pois nos dois casos a percepção desaparece e um conluio psicológico se estabelece, nublando a inteligência. O risco de contratar um profissional antiético aumenta.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Desenvolva a sua Inteligência Agora!



A Inteligência é um conjunto de habilidades treináveis. Através da Fórmula da Inteligência, usada sistematicamente por 1 ano, você se transformará numa pessoa mais inteligente que 95 % da população. Usada por 2 anos em diante, você estará no percentil 98, que o separa de 98 % da população, no nível de gênio. Não vamos depender de uma boa genética para que isso aconteça. Vamos modificar a sua maneira de pensar e perceber o mundo. Vamos modificar os programas mentais( software) e também o hardware( estrutura cerebral). Mesmo grandes gênios , como Albert Einsten e Tesla, utilizavam técnicas de visualização para potencializar as suas capacidades imaginativas e inventivas.


Os passos seguintes devem ser treinados, juntamente com a Fórmula da Inteligência.


1) Libere a sua intuição. A mente consciente é muito limitada, por causa da amplitude de percepção. Enquanto isso a mente inconsciente é ilimitada, abarcando uma multiplicidade de estímulos externos e internos. Quando for aplicar a Fórmula da Inteligência, englobe o "problema" com todos os sentidos, formando um quadro geral. Deixe a intuição encontrar as respostas espontaneamente. Somente exclua as hipóteses falsas, depois que tiver feito essa etapa primeiro. A regra é perceba inconscientemente e analise conscientemente.


2) Considere múltiplas perspectivas e possibilidades. A mente estreita é teimosa, autocentrada e concreta. A mente inteligente é aberta, extrovertida( percebe os estímulos externos) e abstrata. Procure captar as mensagens subliminares do que não é dito, mas é ocultado. Leve em conta a opinião de outras pessoas( nem que seja para exclui-las). Tenha um interesse genuíno em entender o ponto de vista alheio, sem nenhum julgamento ou preconceito.


3) Melhore a sua capacidade de aprender. Sempre existe uma maneira melhor de fazer qualquer coisa. As pessoas inteligentes procuram fazer com mais facilidade e rapidez o que as pessoas medianas levam mais tempo para fazer. Em qualquer situação, pergunte-se: De que maneira posso fazer isso melhor? Qual a melhor visão neste momento para substituir essa visão corrente? E se eu fizesse diferente?


4) A sua opinião deve prevalecer diante de escolhas. Coletar opiniões é uma etapa do processo de perceber acuradamente o mundo. Mas a verdadeira percepção depende da sua capacidade de experimentar as coisas por si mesmo! Opiniões são sempre enviesadas( mas podem nos fornecer algum grau de verdade), mas a decisão final é sua. Integre o consciente com o inconsciente na hora de optar. O seu consciente e o seu inconsciente são complementares.


5) Mantenha-se produtivo. É impossível desenvolver a inteligência sem praticar. A Fórmula da Inteligência precisa ser aplicada diariamente em diferentes contextos, anotando os resultados derivados da observação! A isso denominamos "feedback". Tudo é "feedback", quer você comprove algo ou exclua algo. Os "feedbacks" edificam a percepção, aumentando a inteligência.


6) Estabeleça metas por escrito. O seu cérebro precisa de um alvo para perseguir. O cérebro necessita de estímulos direcionados, seja uma atividade, um hobby ou o aprimoramento de uma habilidade. A regra é oferecer material para ser modelado pelo cérebro em busca de proficiência.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Fórmula da Inteligência aplicada ao Tópico III


O tópico de hoje é o casamento. Como lidar com os desafios do casamento e qual o futuro dessa relação?


Ampliando a Percepção Acurada(P): O casamento é uma instituição perene. Se há um aumento do número de divórcios é porque existe um número suficiente de pessoas casadas para se separarem. Pessoas que se separam voltam a casar( alguns mais de 7 vezes!). Observamos que os homens voltam a casar mais que as mulheres. Talvez o casamento seja mais cômodo para o homem do que para a mulher. Ou os homens são mais dependentes das mulheres. Muitos estudos demonstram que o casamento protege a saúde( quando não for estressante para causar doenças). O casamento é uma maneira de organizar o caos na sociedade. Sem o casamento, talvez a ordem social ficasse fora de controle. Temos percebido um adiamento do casamento até a década de trinta anos, devido à graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado. As mulheres estão estudando e ficando financeiramente independentes. Isso adia o encontro do parceiro. Os homens estão conseguindo ter relações sexuais sem a necessidade de casar( antigamente era preciso casar para ter relações sexuais). Esse desequilíbrio tem produzido muitos homens solteiros, que não querem assumir compromissos maritais precocemente ou nunca e muitas mulheres" balzaquianas", com formação acadêmica , mas sem um marido! Esse temor assola muitas mulheres financeiramente independentes, porque os homens sentem-se ameaçados pela liberdade econômica das mulheres. Enquanto isso, as mulheres pouco estudadas, mas atraentes do ponto de vista estético, continuam conquistando esses homens que "não querem compromisso"( nem que seja por uma noite ou várias), porque elas mesmas aceitam essas condições de relacionamento. Essa tendência de mais mulheres estudadas disponíveis no mercado relacional vai aumentar, já que as mulheres estão ocupando mais vagas nas universidades que os homens. " As produções independentes"( mulheres que têm filhos, sem constituírem uma relação de compromisso com um homem) tendem a aumentar, para preencher a necessidade de algumas mulheres de serem mães na escassez de homens para serem maridos e pais. Os divórcios aumentaram porque a cultura e a lei aceitam com mais tranquilidade essa opção. Na época da minha avó era proibido separar-se ( e pecado também!).Mesmo que a mulher fosse infeliz, teria que aguentar o marido, pois não conseguiria sobreviver financeiramente, nem manter o sustento dos filhos.


Exclusão de hipóteses falsas:


As pessoas casam simplesmente, sem muitos critérios objetivos. Sim, o "amor ", seja isso o que significa ainda orienta as escolhas. Se não houver afinidades tanto intelectuais como sexuais, essas escolhas podem sofrer o fim diante da convivência.


Casar significa tomar a decisão de construir algo, não contrair matrimônio. Verdade! O casamento é um processo que começa e evolui, dependendo da participação dos cônjuges. Aqueles que se acomodam, pensando que casar é uma condição passiva, enfrentam problemas de manter um casamento.


Os verdadeiros motivos de uma separação envolvem trangressões da combinação de fidelidade e sinceridade entre as duas pessoas. Verdade!


A incompatibilidade intelectual e instabilidade mental são determinantes como fatores de separação. Verdade!


Podemos consertar os casamentos, mudando a maneira como os cônjuges se comunicam. O primeiro passo é ensiná-los a ter o hábito de se comunicarem verdadeiramente,criando afinidade.Verdade!


A ocultação de transgressões( atos errados que ficam escondidos) é a causa psicológica mais forte da separação. Verdade! O caminho é revelar os atos errados e aliviar a carga emocional represada( Muitos fazem isso porque se sentem tão culpados que não aguentam! O segredo é revelar voluntariamente os atos errados, tão logo eles ocorrem).


O ciúme é um dos fatores mais frequentes da separação. Ter ciúmes pode ser algo imaginário ou real. Se for imaginário, o cônjuge necessita de tratamento. Se for real, o conjuge que provoca ciúmes( direta ou indiretamente) precisa corrigir a sua postura para gerar segurança na relação. Verdade!



terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Fórmula da Inteligência aplicada ao Tópico II

O tópico II envolve fármácias e medicamentos. E a questão : O que fazer, escolher um medicamento genérico, um similar ou de referência?

Ampliando a Percepção Acurada(P): Se existem diferentes tipos de medicamentos disponíveis nas farmácias, é porque há um mercado consumidor para eles. E se o governo autoriza essa gama diferente de medicamentos, deve haver um objetivo por trás. O objetivo pode ser "baratear" os preços dos medicamentos, através da promoção da concorrência de preços! Que outros interesses podem existir? Ampliar os negócios e aquecer a economia, com novos laboratórios farmacêuticos( pagando impostos)?
A minha investigação pessoal indica que há mais interesses na comercialização dos genéricos do que simplesmente "baratear" os preços. Muitos genéricos já são mais caros que os medicamentos de referência. Essa regra parece que tem exceções agora. Já vi laboratórios propagadearem os medicamentos por um tempo e depois elevarem os preços acima dos concorrentes, tentando viver com os "juros da propaganda de confiabilidade e brasilidade". Portanto, medicamentos genéricos não são sempre mais baratos! Segundo, os similares podem ser melhores em confiabilidade que muitos genéricos, dependendo do laboratório que fabrica. Na minha área de atuação médica, a Psiquiatria, o que nos orienta na escolha dos medicamentos são a nossa experiência bem-sucedida com diferentes marcas comercializadas. E o sucesso está diretamente relacionado com o Laboratório escolhido. Bons laboratórios produzem bons produtos! Eis o nosso critério, não simplesmente o preço.
Os balconistas das farmácias se empenham em trocar as marcas prescritas. Por que será? Você consegue imaginar algum interesse mais vigoroso que o altruísmo humano. Eles jogam a culpa nos médicos. Sim, médicos ganham viagens de laboratórios para congressos( com a devida autorização da Anvisa). Mas qual o médico que iria dar suporte a um medicamento ineficaz para ganhar uma viagem e perder os pacientes por causa do fracasso do tratamento? Então a minha investigação demonstra que os laboratórios que financiam os congressos médicos e patrocinam viagens para congressos são os mesmos que fabricam medicamentos de boa qualidade!
Exclusão de Hipóteses falsas:
Médicos ganham dinheiro dos laboratórios: Acredito que sim, da mesma maneira que políticos ganham propinas.
Os medicamentos genéricos são igualmente eficazes nos tratamentos. Não! Existem genéricos de baixa qualidade, com variação na biodisponibilidade no sangue( o governo aprova o príncipio ativo que demonstra 85 % de biodisponibilidade até 120 %).Essas variações podem aumentar os efeitos colaterais e diminuir os efeitos terapêuticos.
Se o governo aprova, podemos confiar. Não! O governo testa apenas um lote. Depois o laboratório não precisa provar que não está fabricando farinha.
Os medicamentos similares não são bons. Não é verdade. Usamos similares tão bons quantos os medicamentos de referência. O que importa é a qualidade do laboratório.
Balconistas ganham comissão por venda de medicamentos bonificados. Preciso responder?
Os médicos prescrevem porque são amigos dos representantes de laboratório. Não. Seria muita ingenuidade imaginar que os médicos sacrificariam o sucesso com os seus pacientes por causa de uma "amizade comercial".
Todos os médicos se preocupam com a qualidade dos medicamentos que prescrevem. Não, muitos médicos prescrevem marcas de qualidade duvidosa, simplesmente porque entendem que a sua função médica termina quando o paciente sai pela porta do consultório. Eles se enganam, aí que começa! Pois tudo pode ir por água abaixo na mão de um balconista de farmácia.
Se o médico escreve que não autoriza a troca de receituário, os balconistas não podem oferecer a troca. Sim, verdade, apesar de haver um desrespeito disso por falta de fiscalização. A consciência precisa ser do paciente bem orientado pelo médico.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Fórmula da Inteligência aplicada ao Tópico I

O tópico I é a consciência. E a pergunta é: Vamos conseguir correlacionar consciência com neuroimagem?
Primeiro, vamos ampliar a Percepção Acurada(P): O que é consciência?
R= "capacidade de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações.( do latim conscientia); julgamento secreto da alma, aprovando ou reprovando nossos atos; percepção da própria experiência;"( fonte Dicionário Michaelis)
Ampliando a percepção Acurada(P)( passo dois).
Neuroimagem demonstra padrões de comunicação entre os neurônios. A consciência depende do cérebro? Sim. Já viu alguém com problema neurológico apresentar-se inconsciente? Sim! Comatoso. Sim! Então o cérebro intermedeia a função chamada consciência.
Vamos conseguir relacionar consciência com padrões neuronais, sem estivermos buscando a definição exata da palavra em determinado momento. Por exemplo, consciência como percepção de si mesmo. A pessoa tem "um insight"( visão de si mesmo), percebe alguma coisa subjetiva e nós medimos a atividade elétrica neuronal. Podemos correlacionar as áreas ativadas na neuroimagem com a consciência? Sim. Para essa pessoa e dentro dessa definição estreita de consciência. Podemos extrapolar que uma pessoa tendo a mesma sensação subjetiva vai ativar as mesmas áreas cerebrais?Não! A consciência de uma pessoa pode ser diferente de outra, tanto em definição semântica, como em ativação neuronal. Sabemos que enquanto áreas cerebrais se acendem nos exames de neuroimagem, muitas outras não se acendem a ponto de serem detectadas( mas não quer dizer que não estejam ativas igualmente). A correlação áreas ativadas-funções mentais é muito, muito mais complexa!
Se consciência for valores e mandamentos morais, podemos nos reportar ao estudo do cérebro moral, que envolve principalmente o lobo pré-frontal. Estaria aí a nossa consciência? Sim e não! Sem um lobo pré-frontal íntegro a pessoa pode ter ausência de valores e mandamentos morais, o que definiria ausência de consciência pelo dicionário Michaelis. Teríamos um psicopata, um retardado mental( sem capacidade de abstração), um paciente com déficit de atenção( dificuldade de medir as consequências dos atos mais imediatos, mas que continua sabendo distinguir o certo do errado). A consciência está no lobo pré-frontal? Sim, mas não somente nele. A consciência é a integração de todas as funções mentais( definição psiquiátrica). Então, quando alguma disfunção afeta a integridade de qualquer função mental, teremos alguem com a consciência prejudicada? Sim. E as funções mentais dependem de diferentes regiões cerebrais.
Na neurologia estar insconciente é não ter as funções cerebrais superiores em funcionamento. A pessoa pode estar comatosa, respirando, mas sem comunicação com o mundo externo. Podemos correlacionar várias áreas neurológicas afetadas e a ausência de lucidez, portanto, inconsciência.
Investigar por nós mesmos. O raciocínio acima foi feito por mim mesmo.
Excluir as hipóteses falsas: A consciência está em algum lugar específico? Parece que não, haja vista a sua variabilidade de alteração.
A consciência é uma coisa só? Não, ela possui diferentes definições. Cada definição dá margem para uma interpretação.
Uma palavra com diferentes definições pode ser localizada numa região cerebral única? Não. Definitivamente não!
Existe correlação entre consciência e atividade neuronal? Sim, mas de modo tão amplo e heterogêneo , que não é possível afirmar que estamos medindo consciência diante de um tipo de padrão de atividade elétrica neuronal.
Precisamos de cérebro para haver consciência? Sim, mas na definição de processamento de informações. Talvez não precisemos de cérebro para ter consciência, mas isso não foi provado! É uma tentativa de verdade.
Mente e cérebro estão correlacionados? Sim e Não. Existem doenças mentais com substrato cerebral alterado visivelmente e outros em que o cérebro não é diferente de pessoas normais usadas como casos controles(comparação).

Fórmula da Inteligência- Resumo até agora



Vimos que é possível pensar de maneira mais inteligente. Usando a Fórmula da Inteligência, que vamos revisar agora, você terá uma abordagem infinitamente mais eficaz na sua vida. Assim, os seus resultados vão decolar a alturas inimagináveis!!


A Formula da Inteligência é igual a utilização sistemática do Sofware mental inteligente( programa de pensamento inteligente), passível de aplicabilidade por qualquer pessoa com QI do povo brasileiro( QI 87, o normal fica entre 80 e 105). Desse programa mental inteligente( pouco usado pela massa, desestimulado nas escolas e universidades, pisoteado pela mídia, desconhecido pelos educadores e pais) vamos subtrair( diminuir, retirar) a trapaça( mentiras deliberadas em ações e palavras, com intuito de enganar as pessoas crédulas), resultando num quadro mental limpo das falsidades e impercepções, que produzem resultados equivocados!


Matematicamente expressamos assim: I= S- T, one I = Fórmula da Inteligência, S= Software Mental Inteligente e T= trapaça( vide Fundamentos da Trapaça I, II e III).


O Sofware Mental Inteligente é composto por Percepção Acurada(P), investigação por si mesmo(I) e pela exclusão de hipóteses falsas(E). Portanto, temos: S= P + I+ E


A Fórmula da Inteligência final é : I= (P+ I+ E) - T


Na Percepção Acurada(P) aprendemos que existem mentiras ditas com o intuito de desviar o foco de atenção da verdade. São as falácias. O mundo está imerso em falácias, veiculadas pela mídia, pelos vizinhos, colegas de trabalho, pseudociências, misticismo, seitas religiosas, curandeiros, charlatães, psicopatas, políticos. Se você não ampliar constantemente a sua percepção, pesquisando em fontes de credibilidade, a probabilidade de invalidar a Fórmula da inteligência é absoluta! Quanto de mentira precisa para que a verdade prevaleça? Isso mesmo, zero. Uma gota de mentira já invalida a verdade( isso denominamos meias verdades, um tipo de falácia). A partir de agora, pesquise por si mesmo, leia fontes confiáveis, fale com pessoas que entendem verdadeiramente do assunto( possuem expertise), pense por si mesmo( concordo ou discordo do especialista, por quê?), leia outras fontes diferentes, visite o" local do crime", entreviste testemunhas, cheire, toque, sorva, intua, exclua as hipóteses que a investigação mostrou serem falsas!


Nos próximos posts estaremos aplicando a Fórmula da Inteligência na análise de diferentes assuntos, para que você compreenda pela melhor maneira de aprender- treinando através de exemplos.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Perguntas Capciosas

Responda rapidamente: __ Você ainda bate na sua mulher?
__ Você é a favor do ato médico que vai limitar a sua liberdade de escolher o profissional de saúde?
__ Você se acha louco para ir ao psiquiatra?

Verborragia e Tangencialidade


Verborragia é um sintoma psiquiátrico e se caracteriza pela enxurrada verbal sem necessariamente haver proveito de conteúdo.


Tangencialidade é um sintoma psiquiátrico e se caracteriza pela saída lateral de temas relevantes e pertinentes, nunca seguindo o caminho da verdade.


Verborragia e tangencialidade podem ser estratégias conscientes de falácia. Fale sem parar e você vai confundir o interlocutor, deixá-lo tonto, hipnotizado, fora do seu estado natural de equilíbrio. Faça uma pergunta direta e honesta e receba um papinho sinuoso e contorcido, que nunca chega a um ponto de esclarecimento verdadeiro.


As palavras podem ser usadas para formar uma "cortina de fumaça" para confundir e distrair. A Fórmula da Inteligência contorna esses obstáculos por utilizar o que é estritamente necessário para encontrar a verdade e por descartar o lixo desnecessário( dados inúteis) .

Falácias Lógicas



Falácias Lógicas são estratégias que pessoas usam tentando convencer outros de suas conclusões. Apesar de parecerem lógicas, na verdade são baseadas em falsa lógica.


Apelo à emoção ao invés de apresentar argumentos plausíveis. Lembre-se de que a inteligência é maior quanto menor for a necessidade de convencer alguém. Em outras palavras, a aplicação da Fórmula da Inteligência dispensa tentativas redundantes de convencer alguém. A aplicação da Fórmula é automaticamente esclarecedora de quaisquer dúvidas. Se alguém tenta convencê-lo de algo, não conhece a Fórmula da Inteligência. Quanto maior a tentativa de persuadir, menor o nível de inteligência. Uma pessoa inteligente não persuade ninguém!


1) Tática de impor medo: Apelar para a emoção do medo é uma maneira de controlar outrem. Usar relações com supervisores para amedrontar subalternos funciona assim. Amedrontar eleitores em troca de votos! Se analisada a situação com a Percepção Acurada(P) não existe ameaça real, mas sim imaginária.


2) Bajulação: Apelar para a vaidade de uma pessoa para que ela tome decisões equivocadas. Você é uma pessoa maravilhosa, fantástica, generosa, "então precisa fazer isso e aquilo"...


3) Pressão dos Pares: Ser aceito pelos outros é outra necessidade humana. Ser excluído de um grupo de pares pode ser doloroso. A premissa é "aceite a conclusão ou você não será aceito ou será discriminado".


4) Pena: Os psicopatas adoram essa estratégia. Pousam de vítima para dar o bote nas suas presas. " Você não pode me demitir, tenho 5 bocas para alimentar"!


5) Falso Dilema: Nessa falácia, o interlocutor vai tentar convencê-lo de que só existem duas alternativas, X ou Y e nada além disso. Amplie a sua percepção e busque outras alternativas( existem milhares).


6) Relação Causal Falsa: Vão tentar convencê-lo de que se a situação A acontecer, se seguirá a situação B, sem evidências lógicas. " Se aprovarem o ato Médico, o paciente vai gastar mais porque terá que consultar com os médicos antes de irem a outros profissionais."


7) Raciocínio Circular: " Eu sei que ele está falando a verdade porque ele não está mentindo." É a melhor coisa a fazer, porque é a melhor escolha". A premissa e a justificativa são a mesma.


8) Dois errados fazem um certo: É a lei olho por olho, dente por dente. Se ele me traiu, vou traí-lo também. Vou atacá-lo porque ele pode tentar me atacar.


9) Atacar a Pessoa para enfraquecer o argumento: O que esse cara está dizendo não faz sentido porque ele é do internacional!


10) "Red Herring" : É desviar a sua atenção do raciocínio lógico trazendo questões irrelevantes ao tópico.

Falácias e sofismas

Falácia é a ação de enganar com má intenção.
Sofisma é o argumento capcioso com que se pretende enganar ou fazer calar o adversário.
Na aplicação da Fórmula da Inteligência, você precisará lidar com a imensidão de falácias e sofismas que ocorrem nas interações humanas.
Falácias e Sofismas nublam a Percepção Acurada(P). Não passa uma hora por dia, sem que alguém esteja sofismando( torcendo /distorcendo fatos e opiniões).
Os mágicos são os mestres da trapaça, enquanto que os políticos são os mestres do sofisma. Lembro-me da frase de um político famoso: _ " Quais as perguntas que vocês têm para as minhas respostas?
A ignorância também é uma causa de falácias, por incorreção de raciocínio em decorrência da computação incompleta de dados. A psicopatia é uma causa de falácias, pela intenção malévola de explorar o direito alheio.
Agrupem os mágicos, os ignorantes, os psicopatas, os políticos e cada parte dos anteriores na mente de cada ser vivente desse planeta e teremos uma avalanche de burrice, pela impossibilidade de aplicar a Fórmula da Inteligência.

Artigo do Jornal A Razão- Treinando a Percepção Acurada(P)



Li hoje um artigo escrito pelo promotor público João Marcos Adede Y Castro entitulado " Juiz Não pratica Ato Médico" e publicado no Jornal A Razão.


Prezado promotor João Marcos, tomo a liberdade de utilizar, neste post ,o seu excelente artigo para exercitármos com os leitores alguns componentes da Fórmula da Inteligência: a Percepção Acurada(P) , já expandindo para outros tópicos. O seu artigo é excelente e merece a nossa admiração.


Vamos analisar o contéudo e o raciocínio subjacente. Falamos até ontem sobre a credibilidade da fonte. Apesar de não conhecer nada sobre a pessoa do promotor, posso afirmar, pelos dados úteis coletados no artigo, que se trata de uma pessoa inteligente. A linha de raciocínio é clara, lógica e verdadeira. Esses três atributos compõem qualquer manifestação de inteligência. Por ser um promotor público, podemos levar em consideração a sua "expertise", isto é, o fundamento sólido dos seus conhecimentos jurídicos. Mais do que o cargo, o que me surpreende é a minha análise pessoal que se compatibiliza com o ponto de vista do ilustre promotor. Estou investigando por mim mesmo uma linha de raciocínio alheia( 2° componente da Fórmula).


" É absurdo como as pessoas compram qualquer ideia, por mais absurda que seja, desde que manejada por quem tem autoridade."


Nesse trecho do artigo percebemos a armadilha da autoridade, isto é, nos basearmos numa idéia, porque é dita por alguém que alega "expertise". Bem colocado pelo autor. Alegar autoridade para distorcer a realidade é uma das "falácias"( distorções da lógica). Falácias atacam a verdade. Portanto, falácias contrapõem-se à inteligência.


O nobre promotor discorre( o artigo na íntegra- http://www.arazao.com.br/edicao-impressa/ ) sobre as internações judiciais, sobre o jogo de empurra-empurra dos médicos dizendo que o juiz está praticando o ato médico( falácia), que alguns médicos são despreparados e assustados para atender em pronto-atendimento( verdade). O promotor pergunta como um médico despreparado e assustado é autorizado a clinicar. Respondo: porque as faculdades formam médicos despreparados e assustados, principalmente quando o Ministério da Educação permite a proliferação de novos cursos de medicina sem estrutura para funcionar.


O artigo segue com verdades seguindo verdades, seguindo mais verdades. Leiam! O importante é que podemos exercitar a nossa inteligência lendo artigos inteligentes como esse. Uma das verdades é que o Estado Brasileiro não investe suficientemente em saúde! E isso repercute na falta de leitos hospitalares. Os médicos assustados jogam a culpa nos juízes, que têm o dever de fazer cumprir a Constituição Federal que diz: " a Saúde é um direito de todos e um dever do Estado". Vira uma bola de neve do empurra-empurra, culpabilização do mais próximo, nem que a lógica seja sacrificada e as pessoas fiquem emburrecidas!

O artigo é um exercício indicado para treinar a Percepção Acurada(P), através da ampliação dos sentidos e da detecção de mentiras( falácias) que escamoteiam a verdade.




quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Quem disse?



No post anterior a nossa fonte era o astrofísico Stephen Hawking. Olhando mais acuradamente a nossa fonte era a internet.

Quando nos deparamos com opiniões ou tentativas de verdade, é importante saber o quanto podemos confiar nas nossas fontes e o quanto elas sabem a respeito do assunto em questão. O astrofísico Stephen Hawking entende bastante de cosmologia, mas será que ele entende de inteligência? Então nós precisamos avaliar a credibilidade das nossas fontes para tomarmos decisões inteligentes.

Credibilidade é a confiabilidade do que está sendo dito. O mundo é muito amplo, e não vamos conseguir abarcar tudo. Por isso precisamos contar com opiniões e fatos intermediados por outras pessoas e a credibilidade é a proteção contra enganos. Reafirmo: a melhor confiabilidade é investigar quaisquer situações por nós mesmos! Mas na impossibilidade de fazermos isso, a fonte consultada preenche essa lacuna ainda que imperfeitamente.


Como determinamos a credibilidade?

Muitos fatores determinam a credibilidade. Um deles é a experiência prévia com a fonte. Os médicos sabem bem disso. Mais de 95 % dos nossos pacientes são encaminhados por outros pacientes que tiveram uma experiência satisfatória prévia com a nossa prestação de serviços. Se você pôde confiar até o momento no seu médico, ele é uma fonte confiável. Outro fator a considerar é o nível de especialização( expertise) da sua fonte , bem como restrições quanto a opiniões contaminadas por outros interesses ( viés). Por exemplo, quando um representante de laboratório me traz um material informativo sobre um medicamento, não posso me basear nisso, pois a fonte é enviesada, isto é, o representante de laboratório pode trazer material falando bem do produto e descartar o material que mostra os pontos negativos do produto( bastante comum nas pesquisas). O melhor é que eu leia as pesquisas científicas nas fontes originais, sem influência direta dos interesses do laboratório farmacêutico. Qualquer tipo de propaganda é inviesada!

Viés é uma opinião ou sentimento que fortemente influencia um lado sobre o outro; uma predisposição para apoiar um lado ou um preconceito contra os outros lados. Propaganda tem um interesse financeiro claro!

O grau de especialização(expertise) determina se estamos falando com alguém que estudou o assunto em profundidade. Quanto maior a experiência numa área, mais crédito a pessoa merece.O que determina a" expertise" de alguém pode ser a educação, a experiência profissional, o trabalho que ela desempenha, a reputação e as conquistas profissionais. Você deve sempre examinar esses critérios. Nenhum critério é melhor do que o outro, todos são importantes, embora a educação na área e a experiência tenham um peso significativo.

Por isso eu digo sempre: Informe-se com pessoas confiáveis a respeito do trabalho de outras pessoas. Essas pessoas confiáveis, tendo uma experiência prévia positiva, indicarão uma fonte confiável, numa corrente da confiabilidade global. Mas verifique a fonte por si mesmo, usando todos os recursos possíveis.