A Fórmula da Inteligência examina o tópico Drogas, Álcool e Violência.
Ampliando a Percepção Acurada(P): Vamos ao dicionário ampliar a nossa compreensão sobre o termo "drogas": " Substâncias que podem alterar o estado de consciência" ; " coisa de pouca utilidade ou cuja aplicação se desconhece"; " designação geral de toda substância usada em química, farmácia"; "Nome dado a narcóticos, entorpecentes", "substâncias que deixam atônito", "atônito= assombrado de susto ou admiração"; "sinônimo de medicamento".
A Fórmula da Inteligência investiga esses três tópicos correlacionados. Referimo-nos às drogas que causam alterações no estado de consciência, coisa de pouca utilidade, com efeito de deixar as pessoas atônitas( assombradas). Não nos referimos aqui a medicamentos( drogas de uso médico). Deixar uma pessoa" assombrada" é cobri-la de sombras, aterrorizada, apavorada. E esses efeitos são produzidos pela maioria das drogas de abuso, que causam destruição na sociedade. A busca de drogas tem sido mais antiga que a própria humanidade. Entre os objetivos para tamanha fascinação está a "alteração do estado de consciência". Livros foram publicados exaltando as propriedades libertadoras( ?) das drogas, ampliando a consciência(?). Existem empresas que defendem a liberalização do LSD para fins( que fins mesmo?), a liberalização da maconha. Nesse caos de dependência e interesses maléficos, a desinformação fomenta armadilhas que capturam mais vítimas todos os dias. As drogas prometem alteração de consciência e causam-na. Mas o efeito colateral( o preço a pagar) é demasiado alto para usufruir de alteração da consciência.O preço é a dependência química e a destruição das capacidades mentais e sociais. A violência está intimamente relacionada com o tráfico e consumo de drogas. O índice de recuperação é baixo ( em torno de 25 %). Portanto, a Fórmula da Inteligência revela que a melhor alternativa é não experimentar drogas! Existem outros caminhos para alterar a consciência sem os prejuízos e riscos das drogas!
O Álcool é a porta de entrada para outras drogas. Utilizado amplamente em eventos sociais, abusado por pessoas com timidez patológica, é responsável pela alteração de consciência mais permissiva que existe, aquela aceita socialmente. Com o álcool observamos a destruição dos lares, o aumento da violência física, das doenças mentais, os acidentes automobilísticos, os comportamentos criminosos. O álcool é a droga mais perigosa que inventaram!!!! Obviamente que há uma larga diferença entre cocaína, heroína, maconha, LSD, ectasy e o álcool. Mas analisados do ponto de vista " de coisas de pouca utilidade", podemos englobar todos esses grupos no cesto de "porcarias".
Imaginem que nosso corpo é uma máquina perfeita. Ela sofre os estresses do caminho( o passar dos anos). Agora comece entupir o tanque de gasolina com cocaína, heroína, o carburador , com a fumaça da maconha( coloque o cigarro também), injete nos sistemas eletrônicos( cérebro) LSD, heroína. Qual a possibilidade do seu corpo percorrer longas distâncias? O seu potencial de sobrevivência e longevidade( com qualidade de vida) se reduzem drasticamente. Esse preço é alto demais por algo tão vago como " o prazer transitório da alteração do estado de consciência", "a busca despropositada do prazer pelo prazer", " a fuga da vida", " dar um tempo para cabeça", "relaxar um pouco".
A Fórmula da Inteligência revela que pessoas usuárias de drogas sobrevivem em níveis inferiores de existência, com a intoxicação de suas células, sujeitos a reações violentas, que aumentam os danos fatais para si e para a sociedade. A alternativa primária é " nunca experimentar drogas". A alternativa secundária é proceder a desintoxicação das pessoas usuárias, afastando-as definitivamente das companhias que usam, modificando os seus valores em busca de comportamentos saudáveis e observância disciplinada de um código de ética intransigente quanto a nova experimentação de substâncias. A alternativa terciária é a utilização de recursos espirituais( nos moldes do AA), onde a busca da transcendência é o único caminho capaz de contra-reagir ao poder escravizante das drogas!
Em 2009, na cidade de Santa Maria-RS, 39 pessoas foram assassinadas. Em 15 casos o motivo foi ligação com drogas! Em 12 casos o motivo foram rixas ou briga( quanto de alguma droga envolvida?). Extrapole isso para o mundo, descobriremos que a epidemia das drogas é o principal motivo para a explosão de violência que ceifa milhares de vidas a cada minuto.
A Fórmula da Inteligência revela que o caminho mais seguro no combate às drogas é desistimular os usuários a usarem! A caça aos traficantes é uma medida falha, que nunca demonstrou eficácia. E para desistimularmos os usuários a usarem, não podemos considerar os usuários vítimas dos traficantes, como é o pensamento corrente! A liberalização das drogas é " mais um tiro no pé", pois vai aumentar o contigente de usuários, aumentando o número de dependentes e com isso mais violência direta e indireta decorrerão dessa insanidade. Não existem drogas leves, se elas afetam o juízo crítico das pessoas, de maneira aguda ou cumulativa.
Os governos lutam contra as drogas e perdem repetidamente. O motivo? A aplicação de estratégias ineficazes, a escolha dos alvos errados e falta de autocrescimento mental e espiritual das pessoas. As estratégias ineficazes são aumentar a violência policial contra a violência dos traficantes, pois o alvo verdadeiro são os usuários. A falta de autocrescimento mental( transtornos mentais e de personalidade) e espiritual( ausência de valores transcendentes) leva uma multidão a buscar gratificação prazerosa em drogas vazias de significado. O prazer imediato é substituido pela dor da abstinência e a escravidão da dependência. Conseguiremos erradicar o uso de drogas um dia? Não! Podemos reduzir o consumo das camadas pouco evoluídas do planeta a níveis controláveis, para o proteção da maioria, se , e somente se, as soluções eficazes forem instituidas em nível global. Até lá haverá a piora crescente das condições do planeta.
A Fórmula da Inteligência revela que a violência é sempre catalisada por drogas, se investigarmos acuradamente. Não haverá a diminuição da violência sem o controle rigoroso das drogas! Todos os outros discursos politicamente corretos que envolvem índices econômicos e de desenvolvimento humano são "cortina de fumaça" para negar os verdadeiros responsáveis por essa pandemia destrutiva.